domingo, 23 de maio de 2021

Município de Leiria anuncia criação de "Fórum José Mattoso - Cultura e Desenvolvimento Local"


O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, anunciou este sábado a criação do "Fórum José Mattoso - Cultura e Desenvolvimento Local", bienal, dedicado à partilha de boas práticas, reflexão de desafios e partilha de soluções de política pública cultural.

O anúncio foi feito na abertura de uma conferência no Castelo de Leiria, realizada em homenagem ao historiador leiriense José Mattoso, com as participações de Bernardo Vasconcelos, João Bonifácio Serra e Saul António Gomes.

Na ocasião, Gonçalo Lopes destacou a dimensão de José Mattoso, “um leiriense ímpar, um homem que, pelo rigor e qualidade científica do seu trabalho, confere dignidade à nossa história que é, afinal, o nosso lugar mais valioso”.

O presidente da Câmara Municipal de Leiria afirmou ainda que a intervenção realizada no castelo de Leiria visa transformar o monumento numa pérola da estratégia de reabilitação urbana de Leiria.

“A construção dos acessos mecânicos, as novas valências e conforto que a partir de agora oferecemos, devolvem o castelo aos leirienses e visitantes, assumindo-se este monumento como uma pérola da estratégia de reabilitação urbana que ambicionamos para Leiria”, disse Gonçalo Lopes, defendendo que os monumentos não devem ser mantidos numa redoma, num conceito de usufruto cristalizado, mas antes ser encarados com âncoras de desenvolvimento, em absoluto respeito pela sua história e valor patrimonial.

“Assim acontece hoje com o castelo, assim aconteceu com o Convento de Santo Agostinho, onde instalámos o Museu de Leiria, com a igreja da Misericórdia, onde criámos o Centro de Diálogo Intercultural, com a Igreja de S. Pedro e com a Igreja da Pena, e assim continuará com o Centro de Artes Villa Portela e com futuras intervenções que venhamos a realizar em espaços que resgatamos da ruína e onde construímos presente e futuro”, afirmou.

Na intervenção, Gonçalo Lopes afirmou-se convicto de que a generalidade dos leirienses, depois de terem oportunidade de visitar o castelo, ficará muito satisfeita com a intervenção no monumento.

“Deixo um convite a todos os leirienses para que voltem ao nosso magnífico castelo e aprofundem um pouco mais o seu conhecimento sobre a sua história que é, afinal, a história de todos nós”, concluiu.

Presente na homenagem, o historiador José Mattoso disse dever a Leiria os traços fundamentais da sua personalidade.

“Aqui estão as raízes do meu ser”, disse, acrescentando: “A homenagem que a Câmara Municipal de Leiria me presta hoje confirma a minha própria identidade”, acrescentou, confessando-se encantado com o trabalho de restauro efetuado no castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário