domingo, 23 de maio de 2021

Município de Leiria homenageou Carlos Vieira com inauguração de Ciclopista da Av. Heróis de Angola

O Município de Leiria homenageou este domingo o ciclista leiriense Carlos Vieira, recentemente desaparecido vítima de Covid-19, com o descerramento de uma placa na Ciclopista da Av. Heróis de Angola a que foi atribuído o seu nome, e com a inauguração de uma exposição fotográfica sobre o “Ciclista Bombeiro” na Galeria do Mercado de Sant’Ana que pode ser vista até dia 23 de junho.

Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, desatacou as qualidades de Carlos Vieira, “um leiriense com um percurso de vida marcado por dificuldades, mas que nunca foram obstáculos para travar esta verdadeira força da natureza, que tantas alegrias nos ofereceu com os seus feitos e conquistas”.

“Neste momento, importa também realçar o espírito solidário e o amor que Carlos Vieira sempre manifestou perante a sua comunidade. Não apenas enquanto atleta, a faceta que lhe valeu maior reconhecimento, mas também enquanto cidadão, enquanto soldado da paz durante três décadas nos Bombeiros Municipais de Leiria e enquanto dirigente associativo”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Leiria, realçando que Carlos Vieira fez sempre questão de manifestar a sua profunda ligação a Leiria, assumindo-se como um verdadeiro e muito ativo embaixador deste território.

O autarca destacou ainda a longa carreira desportiva do homenageado, tal como o papel que assumiu na promoção dos valores do fair-play que estiveram sempre intimamente ligados à prática desportiva que mais o apaixonou - o ciclismo - nos muitos clubes onde deu provas do seu profissionalismo, nomeadamente o Alverca, Sporting Clube de Portugal, Flores do Lis, Grupo Desportivo da Cela, Bairro dos Anjos, Núcleo Sportinguista de Leiria, Casa do Benfica de Leiria e a União de Ciclismo de Leiria.

“Com a atribuição do nome de Carlos Vieira à ciclovia da Avenida Heróis de Angola, pretendemos, além da homenagem, destacar o papel que o Carlos representou também para a promoção de estilos de vida saudáveis, e para a prática desportiva”, realçou Gonçalo Lopes, acrescentando que a ciclovia agora inaugurada constitui uma marca de uma nova abordagem que o Município de Leiria pretende fazer do espaço público, privilegiando o peão e o ciclista.

A cerimónia contou ainda com a presença de familiares de Carlos Vieira, que agradeceram a homenagem ao grande desportista, grande leiriense e grande português.

Igualmente presente, Mário Rodrigues, presidente da União das Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista, destacou a sua dimensão como grande embaixador de Leiria, enquanto Pedro Lancastre, vice-presidente do Sporting, se referiu a Carlos Vieira como uma inspiração para todos.

Imagem: Região de Leiria


Nenhum comentário:

Postar um comentário