quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Fotorreportagem: Pampilhosa da Serra | Rádio Sénior: a sua estação para combater a solidão

 

A Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra vai lançar no próximo dia 1 de Outubro de 2021 (Dia Internacional do Idoso e da Música), o seu mais recente projeto: a Rádio Sénior! Uma rádio online, feita por idosos para idosos e que promete dar muito que falar!

A Rádio Sénior é o novo projeto da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra (SCMPS) e um dos vencedores da 2ª Edição do Programa Mais Ajuda, um programa patrocinado pelo Lidl, pelo Grupo Renascença Multimédia e pela Beta-i.

A ideia vencedora surgiu das necessidades observadas e intensificadas pela pandemia – relacionadas ao declínio físico e cognitivo, advindo do intenso isolamento social e emocional dos utentes institucionalizados da SCMPS (devido à ausência de visitas, contacto exterior, mudança na interação entre pares etc.) bem como dos idosos na comunidade – pelo isolamento intensificado num território já anteriormente desafiante devido às suas características sociodemográficas. Tudo isto, associado a uma clara lacuna existente no panorama radiofónico nacional direcionado aos mais velhos.

Este projeto pretende assim abranger, não só um segmento demográfico de grande expressão regional (e nacional) e ao qual é preciso dar resposta, como paralelamente criar um novo paradigma ocupacional do ponto de vista institucional e comunitário. Pretende-se empoderar os participantes a estar no centro da programação pensada: desde as rúbricas a desenvolver, aos conteúdos que querem ver explorados, aproveitando-se todo o conhecimento, experiência e sabedoria que esta população tem a oferecer e tantas vezes é negligenciada. Pretende-se que a Rádio Sénior seja uma companhia com o qual estes se possam identificar e participar ativamente dentro e fora de portas, tendo assim como slogan principal: Rádio Sénior – a sua estação para combater a solidão.

A rádio será em grande parte dinamizada não só pelos utentes institucionalizados da SCMPS, como pelos idosos da comunidade, através das várias rúbricas desenvolvidas. Pretende-se ainda que esta interação se estenda, a curto/médio prazo a todas as IPSS’s locais e regionais para que este seja um marco dinamizador na vida das instituições a nível distrital, com expansão nacional.

Os interessados em saber mais sobre este projecto, podem consultar no site https://www.radioseniorpampilhosa.com/  ou na página de facebook https://www.facebook.com/RadioSeniorPampilhosa .










Nenhum comentário:

Postar um comentário