quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Margens e Travessias: Um «alto romance» de Boaventura Cardoso

Nas margens dos rios e nas travessias entre as margens – reais e percepcionadas –, nasce um romance histórico em que as vidas, os sonhos, as alegrias e os sofrimentos de gerações de angolanos, mas também a geografia, são protagonistas. Margens e Travessias é o título desse romance que nos traz a peculiar escrita, que cruza os registos prosaico e poético, do escritor angolano Boaventura Cardoso. Uma obra elogiada por Marco Lucchesi, escritor e presidente da Academia Brasileira de Letras, e que agora chega a Portugal numa edição Guerra e Paz Editores, com o apoio do Banco YETU. Margens e Travessias estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 12 de Outubro. O lançamento oficial do livro acontece no dia 28 de Outubro, pelas 18h30, no Auditório da UCCLA, União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, em Lisboa.
Numa mão, a poesia das paisagens angolanas e da coloquialidade, espontaneidade e informalidade do discurso das suas personagens populares, na outra, uma forte declaração política sobre o curso de Angola desde a Independência. Assim vive Margens e Travessias, o mais recente romance de Boaventura Cardoso, uma deliciosa obra que tem tanto de histórico quanto de poético e onde a ficção, a vida e a memória se sentam para dialogar.

Nela moram fragmentos dos bastidores da História recente de Angola, marcada por longas e dolorosas travessias impostas pela Guerra Civil e pelo regime de ditadura democrática revolucionária. Nela, as vidas, os sonhos, as alegrias e o sofrimento de gerações de angolanos não são esquecidos. Nela ecoam as vozes «das mães sofredoras» que são representadas no romance pelos registos de Rita da Silva Cardoso, a mãe do autor. «Fátima trouxe-me de volta o meu filho. Elas não tiveram essa sorte; elas choram até hoje a morte prematura de seus filhos. Levo comigo a dor delas.»

Um livro que inova pela peculiar escrita do autor e que já mereceu os melhores elogios. Sobre o livro, Marco Lucchesi, escritor e presidente da Academia Brasileira de Letras disse: «Boaventura Cardoso produziu um alto romance. Indelével o sentido poético difuso que o atravessa. Ouve-se a música do pensamento, a expressão de uma língua serena e vibrátil.»

A obra também mereceu o elogio de Cármen Lúcia Tindó Secco. Para a autora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, este é «um romance histórico em que a geografia também protagoniza a construção romanesca, cujas inúmeras travessias penetram margens submersas da história de Angola, ao mesmo tempo que, pela linguagem da poesia, tecem uma “terceira margem” da estória.»

Uma edição Guerra e Paz Editores, com o apoio do Banco YETU, Margens e Travessias chega à rede livreira nacional no próximo dia 12 de Outubro. O livro poderá ainda ser adquirido através do site da Guerra e Paz Editores. O lançamento oficial da obra acontece no dia 28 de Outubro, pelas 18h30, no Auditório da UCCLA, União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, em Lisboa. A sessão contará com a presença do autor e a apresentação da professora Inocência Mata.

Este é o sétimo livro publicado por Boaventura Cardoso. Sucede aos contos Dizanga dia Muenhu (1977), O Fogo da Fala (1980) e A Morte do Velho Kipacaça (1987) e aos romances O Signo do Fogo (1992), Maio, Mês de Maria (1997) e Mãe, Materno Mar (2001).

Margens e Travessias
Boaventura Cardoso
Ficção / Romance
376 páginas · 15x23· 15,00 €
Nas livrarias a 12 de Outubro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário