sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Arouca promove debate sobre saúde mental na comunidade


A temática da saúde mental vai estar em destaque, durante a próxima semana, dias 28 e 29 de janeiro, no auditório da Loja Interativa de Turismo, a propósito do evento “A Saúde Mental e a Importância da Comunidade”. A organização está a cargo da Câmara Municipal de Arouca.

Aberto à comunidade, o evento divide-se em duas partes, sob o mote “não dê um ponto final à sua vida; escolha continuar”. O encontro arranca a 28 de janeiro, sexta-feira, às 21h30, abrindo o debate sobre a saúde mental na região, com o seminário “Todos Podemos Precisar de Ajuda”, dinamizado pelo médico psiquiatra e presidente da ARIS da Planície – Associação para a Promoção da Saúde Mental, Paulo R. Barbosa.

Com o evidenciar da temática dos problemas inerentes à saúde mental, em especial no contexto pandémico que se impõe nos últimos anos face à Covid-19, como um dos grandes desafios para a atualidade, o município procura, assim, alargar o debate à comunidade local. Partindo da ideia de que todos podem necessitar de ajuda, procura-se um caminho para que cada indivíduo esteja alerta a quem o rodeia e, deste modo, possa atuar como instrumento de minimização de potenciais problemas do foro psicológico e psiquiátrico.

No dia seguinte, 29, às 21h30, o evento prossegue na Loja Interativa de Turismo com o espetáculo “Desassossego”, produzido pelo Coro de Atores. A peça de teatro com música é resultado de um projeto de imersão no quotidiano de quem se debate com a doença mental, levando ao palco “histórias das pessoas, da doença e das pessoas para lá da doença”. Durante o processo, doentes, cuidadores e restante comunidade foram chamados a participar e influenciar a sua criação e montagem, e onde a encenação, o trabalho de ator, e a visão estética do doente se cruzam na conceção do objeto artístico final.

Este espetáculo conta com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário