sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Marinha Grande, | GALARDÃO ECO-ESCOLAS HASTEADO NA ESCOLA JOÃO BEARE

A Escola Básica e o Jardim de Infância João Beare, na Marinha Grande, hastearam a Bandeira Verde (Galardão Eco-Escolas), no passado dia 18 de janeiro, pelo trabalho realizado no ano letivo 2020/2021 em beneficio do ambiente e da sustentabilidade.
O momento foi assinalado simbolicamente por alunos representantes de várias turmas e por algumas docentes, tendo contado com a presença da vereadora da educação da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro; da presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, Susana Fonseca; da presidente da Junta de Freguesia, Cristina Sousa; da representante da Escola Segura da Polícia de Segurança Pública, Ana Pimentel; da presidente da Associação e Pais, Ana Assis; e da bióloga  da Câmara Municipal, Sónia Guerra.
A vereadora Ana Alves Monteiro congratula-se com este este reconhecimento e com a mobilização crescente da comunidade escolar para as problemáticas ambientais, o que se reflete na relevância que o tema tem atualmente para a sociedade em geral.
São vários os projetos ambientais que o JI e EB João Beare têm desenvolvido e, este ano, aproveitando o facto de se assinalar o Ano Internacional do Vidro instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), serão realizadas atividades focadas na temática do vidro.

O programa Eco-Escolas é um programa internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido pela “Foundation for Environmental Education” e desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) - secção portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE).

Desenvolvido em Portugal desde 1996, o programa Eco-Escolas tem como objetivo potenciar a realização de ações de educação e sensibilização ambiental nas escolas, e na comunidade, envolvendo todos os elementos da comunidade escolar: alunos, professores, auxiliares de ação educativa, encarregados de educação e ainda a comunidade envolvente, nomeadamente o município. Paralelamente, pretende-se premiar o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino na área da proteção do meio ambiente e sustentabilidade.

Às escolas inscritas no programa Eco-escolas, a ABAE fornece um conjunto de metodologias, formações, materiais pedagógicos, e de apoio para os diversos trabalhos passíveis de desenvolver pela escola nas diversas temáticas ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário