terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Caldas da Rainha | Câmara edita Roteiro dos Ceramistas: há 76 ateliers e mais de 100 ceramistas nas Caldas

76 ateliers e 103 ceramistas em atividade no concelho são os protagonistas do “Roteiro dos Ceramistas”, um livro editado pela Câmara Municipal, que conta com textos de Isabel Castanheira e fotografias de Carlos Barroso.

O lançamento oficial da obra teve lugar este sábado, 5 de fevereiro, no Centro Cultural e de Congressos, numa cerimónia onde estiveram presentes vários responsáveis autárquicos, ceramistas e apreciadores da atividade cuja “história se confunde com a da própria cidade, desde sempre”, afirmou a vereadora da Cultura da Autarquia, Conceição Henriques.
“A riqueza e a diversidade da atual cerâmica caldense desde há muito que era merecedora de um levantamento”, manifestou Isabel Castanheira. A antiga livreira e uma confessa apaixonada pela herança da cerâmica artística caldense contou que demoraram cerca de um ano a recolher todas as informações, “num trabalho quase detetivesco, de procura e busca sistemática”.
Entre o longo trabalho de pesquisa e a produção do Roteiro, a pandemia não permitiu que a obra fosse lançada mais cedo. Mas finalmente todos podem conhecer este trabalho, “feito com amor, e que dá nota dos criadores desta arte, nascida das mãos do povo e que torna a cidade um centro cerâmico dos mais conhecidos e produtivos”, remata.

Para o presidente da Autarquia, Vítor Marques, “ o Roteiro dos Ceramistas é um reconhecimento da cerâmica que temos nas Caldas, que tem escala, conhecimento e qualidade”.

Segundo o autarca, além das termas e do comércio, também somos “com pleno direito, uma cidade cerâmica, pela história que temos, pelo presente, e pelo futuro”.

Vítor Marques reconhece o papel que as instituições, nomeadamente a Autarquia, devem ter na promoção e desenvolvimento deste ativo da cidade e lança o repto aos ceramistas: “venham de vós iniciativas, contem que nós acompanharemos, para fazermos a nossa cerâmica chegar cada vez mais longe”.

Neste dia foi também inaugurada, uma exposição das fotografias que ilustram o “Roteiro” e que está patente no hall do CCC.

O Roteiro dos Ceramistas pode ser adquirido no Espaço Turismo pelo valor simbólico de 5euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário