terça-feira, 8 de março de 2022

MARINHA GRANDE COMEMORA 34º ANIVERSÁRIO DA SUA ELEVAÇÃO A CIDADE


A Marinha Grande comemora o 34º aniversário da sua elevação a cidade, na próxima sexta-feira, 11 de março, através de atividades dirigidas à população e que vão envolver as restantes cidades irmãs.

As comemorações realizam-se simultaneamente nas quatro cidades irmãs, elevadas a cidade no mesmo dia, em 11 de março de 1988: Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António.
Para o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, “a Marinha Grande beneficiou com a sua elevação a cidade, pelo reconhecimento das suas valências e potencialidades naturais, sociais, culturais e económicas”. “Ao longo destes 34 anos, os laços entre os quatro territórios e as suas populações foram sendo fortalecidos, através da dinamização de projetos comuns. Unidos pela sua elevação a cidade no mesmo dia, os municípios irmãos encurtaram distâncias, facilitaram sinergias, aproximaram pessoas, empresas e instituições, em prol do crescimento mútuo”, acrescenta.

O presidente da Câmara salienta que, “o Município da Marinha Grande, tem estabelecido contacto com os seus congéneres para, sempre que possível, estabelecer parcerias nas mais diversas áreas, sobretudo ao nível económico e educativo. O resultado do trabalho realizado até aqui, só me poderia deixar orgulhoso e satisfeito, não obstante querer continuar a fazer sempre mais e melhor, na perspetiva de contribuirmos para o desenvolvimento intermunicipal”.

O programa conta com um Fórum online, que terá a participação dos presidentes de Câmara das quatro cidades. O programa da Marinha Grande inclui a sessão comemorativa, que contará com a presença das crianças das Escolas EB da Comeira e EB Guilherme Stephens, que integram o projeto educativo «À Descoberta das 4 Cidades» e um concerto de Piano que vai decorrer no Teatro Stephens.

O projeto educativo «À Descoberta das 4 Cidades» é realizado pelos quatro municípios há 28 anos e tem permitido o intercâmbio de alunos do 1º ciclo, suas famílias, professores, autarcas e técnicos dos municípios, com o objetivo de dar a conhecer cada concelho, a nível geográfico, social, cultural e económico”.

O programa das comemorações do 34º aniversário da elevação da Marinha Grande é o seguinte:

10h00 – Concentração na Praça Stephens
Entoação do Hino de Portugal e Hastear das Bandeiras
Entoação do Hino «Caracol da Amizade» pelas turmas participantes no Projeto «À descoberta das 4 Cidades»

10h15 – Auditório do Edifício da Resinagem
Intervenção do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande
Intervenção de crianças do Projeto “À Descoberta das 4 Cidades”
Entrega dos Prémios do Jogo "Usos da Água, Ontem e Hoje"
Visualização de Vídeo
Hino “Caracol da Amizade”

11h00 - Fórum de discussão online "Ideias ao quadrado" Facebook
Encontro via zoom (transmitido no Facebook dos municípios)
Intervenção dos presidentes das Câmaras Municipais da Marinha Grande, do Fundão, de Montemor-o-Novo e de Vila Real de Santo António.

O Fórum irá focar-se nos seguintes temas:
1.    A importância das Geminações enquanto contributo para a criação de sinergias e potenciador de projetos inovadores no desenvolvimento dos Municípios;
2.  O projeto “À Descoberta das 4 Cidades” enquanto exemplo unificador de ideias, parcerias e boas práticas;
3. A adaptação do projeto “À Descoberta das 4 Cidades” à nova realidade, em tempo de pandemia;

21h30 - Casa da Cultura Teatro Stephens
Concerto de piano com GERARDO RODRIGUES
Ficha artística: Piano – Gerardo Rodrigues
Público-alvo: M6 anos
Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete e de acordo com a lotação da sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário