terça-feira, 8 de março de 2022

Marinha Grande | FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA NO TEATRO STEPHENS

O Teatro Stephens recebe dois concertos inseridos no 40º Festival Música em Leiria, nos dias 18 e 18 de março, numa organização do Orfeão de Leiria, em parceria com o Município da Marinha Grande.

O ano de 2022 assinala a 40ª edição do “Música em Leiria”, um dos festivais mais antigos em Portugal e dos poucos que, durante estes 40 anos, foi organizado sem interrupções, mesmo em períodos difíceis como aqueles que ainda estamos a atravessar.

Este ano será importante também porque será retomado o formato a que o público de Leiria e da região foi habituado, com a realização de 15 concertos que irão decorrer entre 13 de março e 23 de abril, complementados com mais 5 concertos didáticos, dirigidos a comunidades escolares, que decorrerão nos concelhos mais a norte da comunidade intermunicipal da região de Leiria em maio e junho. Pela Marinha Grande, irão passar dois desses concertos, nos dias 18 e 19 de março.


A programação da 40ª edição irá relembrar Maurice Duruflé, quando passam 120 anos do seu nascimento, e Johannes Brahms, nos 175 anos da sua morte, e continua a dar especial importância à criação e valorização do património musical português, incluindo estreias absolutas, nomeadamente uma obra evocativa dos 75 anos do Orfeão de Leiria, do compositor Carlos Marques, Abertura Op. 75 e a peça Diptyque Mariale de João Santos.

A programação do 40º Festival Música em Leiria a ter lugar no concelho da Marinha Grande é a seguinte:

18 de março . sexta-feira . 21h30
CONCERTO DO 40º FESTIVAL DE MÚSICA EM LEIRIA | Ri-te como Jacques! UMA HOMENAGEM A OFFENBACH
SINOPSE
Partindo da celebração dos 200 anos do nascimento do compositor francês Jacques Offenbach, a Plateia Protagonista e o trio À la Joie! prestam homenagem a um dos grandes vultos da ópera cómica.
Neste concerto encenado é proposto ao público um grande desafio – viajar pela música como Offenbach viajou pela vida: a rir, rindo-se de si mesmo, rindo-se dos e com os outros. A sua obra mostra-nos um mundo musical, literário e artístico que influenciou inúmeros compositores - alguns dos quais serão convidados a juntar-se a esta folia.
É em Offenbach que encontramos os clássicos e eternos amantes Orfeu e Eurídice agora enfadados e aborrecidos por se verem confinados a uma longa vivência em casal. A mitologia grega e romana e alguns dos seus carismáticos episódios são acompanhados pelo tom solene de uma castradora opinião pública que tenta manter a ordem entre Deuses erráticos e Mortais caprichosos.
Aqui o riso é livre e a seriedade não se confunde com profundidade: a Ópera é para todos e tratamo-la por tu.

FICHA ARTÍSTICA
Conceito e direção artística: Plateia Protagonista / À la Joie!
Encenação: Paulo Lapa
Intérpretes: Marina Pacheco (soprano); Paulo Lapa (tenor); Tiago Matos (barítono); Pedro Costa (piano)
FICHA TÉCNICA
Direção e Produção: Plateia Protagonista
Público-alvo: M6
Preço: 5€
Bilheteira: bol.pt

19 de março . sábado . 21h30
CONCERTO DO 40º FESTIVAL DE MÚSICA EM LEIRIA | ORQUESTRA DE SOPROS DE LEIRIA
SINOPSE
A Orquestra de Sopros foi fundada pelo maestro Alberto Roque em setembro de 1998. Atualmente é dirigida pelo maestro Mário Teixeira, tendo sido dirigida por maestros convidados como José Brito, Alberto Roque, Luís Casalinho e Henrique Piloto, entre outros. Destacam-se, como atividades regulares, a realização de concertos por vários locais do país e a realização de um estágio anual, com maestros convidados. Este
agrupamento é constituído por cerca de 50 músicos, sendo que alguns deles são ex-alunos da Escola de Música do Orfeão de Leiria.
A Orquestra de Sopros de Leiria, sob a direção de Mário Teixeira, convida-o a embarcar numa viagem sonora, onde se vivenciará de forma fascinante as novas sonoridades da orquestra de sopros, tão exploradas pelos compositores modernos, onde estes nos dão a conhecer novos timbres e efeitos sonoros, misturados com sons eletrónicos cuidadosamente elaborados.
Serão estas sonoridades capazes de provocar no público sensações novas e de grande emoção? Temos a certeza que sim.
Apresenta-se, neste concerto, um repertório variado e demonstrativo da evolução da literatura para banda de sopros.
É um concerto a não perder!

PROGRAMA
Festive Overture de D. Shostakovich; Arr. Donald Hunsberger
The Ghost Ship de José Alberto Pina
Whitacre Godzilla Eats Las Vegas - Eric Whitacre
How to train your Dragon de John Powell- arr. Ton van Grevenbroek

FICHA ARTÍSTICA
Orquestra de Sopros de Leiria
Direção– Maestro Mário Teixeira
Público-alvo: M3 anos
Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete e de acordo com a lotação da sala

Nenhum comentário:

Postar um comentário