terça-feira, 29 de março de 2022

Massa de ar ártico vai descer as temperaturas na Península Ibérica

A primavera chegou e trouxe uma massa de ar frio que vai descer as temperaturas.

As temperaturas vão começar a descer a partir desta terça-feira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que uma massa de ar ártico vai chegar à Península Ibérica no início de abril.

O próximo mês trará na bagagem uma massa de ar ártico, proveniente do Atlântico, mas a descidas das temperaturas vai começar a fazer-se sentir já a partir desta terça-feira.

A descida prevista pelo IPMA será entre quatro e seis graus nas temperaturas máximas e de cinco a seis graus nas mínimas, prevendo-se que no próximo fim de semana – o primeiro de abril – a neve volte a cair nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Por regiões, no Norte, os 19ºC e os 17ºC de máxima sentidos esta segunda-feira no Porto e em Bragança, respetivamente, vão descer para os 15ºC e os 13ºC, e os 7ºC de mínima descerão para 9ºC e 3ºC respetivamente.

No Centro, o cenário não é muito diferente. Os 20ºC e os 14ºC de máxima hoje em Coimbra e na Guarda, respetivamente, vão descer para 16ºC e 11ºC até meio da semana. Já as temperaturas mínimas de hoje 15ºC e 8ºC vão descer até aos 10ºC e 5ºC, respetivamente.

Na capital, a temperatura máxima de 21ºC sentida esta segunda-feira vai descer para os 16ºC na quarta-feira, já a mínima de 14ºC vai descer até aos 12ºC.

A Sul, as temperaturas vão manter-se amenas, com as temperaturas máximas a rondarem os 19ºC e as mínimas a variarem entre os 15ºC e os 12ºC.

PREVISÃO PARA O PRIMEIRO DIA DE ABRIL

O IPMA prevê períodos de “céu muito nublado”, com o vento a soprar “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte”, sendo “por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas”.

Para sexta-feira, dia 1 de abril, a temperatura mínima registará uma “pequena descida (…) no litoral oeste”.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário