terça-feira, 29 de março de 2022

Barcelos | Estudantes do IPCA envolvidos em ações de voluntariado pela Ucrânia


O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem incentivado os seus estudantes para a prática do voluntariado no âmbito do apoio ao povo ucraniano.

Um mês depois da invasão russa à Ucrânia, e respondendo aos apoios que são solicitados no apoio às vítimas da guerra que se vêm obrigadas a sair dos seus países apenas com uma mochila às costas, a comunidade IPCA não se mostrou indiferente com esta causa, estando a cooperar diretamente com os parceiros das Câmara Municipais do Quadrilátero Urbano do Baixo Minho na recolha de bens, assim como ao nível de voluntariado através da Associação de Estudantes do IPCA.
Os estudantes do ensino superior e, particularmente os estudantes do IPCA, estão hoje muito comprometidos com as questões sociais, a invasão da Ucrânia e sucessivamente a guerra, estão a confranger significativamente esta faixa etária.

Paula Tavares, Vice-Presidente do IPCA para a Comunicação, Internacionalização e Cultura, lembra que “hoje, mais do que nunca, os estudantes percebem o importante que é ‘estar envolvidos’ e comprometidos com o futuro da Europa” sendo que o exemplo de resiliência do povo ucraniano é uma lição, mas sobretudo faz repensar e discutir os valores da Europa considerados como garantidos.

O IPCA, como instituição de ensino superior público, mostrou-se disponível para o acolhimento de estudantes que poderão ingressar nos seus ciclos de estudo e concluir a sua formação em Portugal, bem como professores e investigadores para que possam continuar o seu trabalho em Portugal. “Neste momento, não foi ainda identificada nenhuma situação para o acolhimento de estudantes, professores ou investigadores refugiados, no entanto o IPCA tem mantido uma estreita comunicação com as Câmara Municipais do Quadrilátero de forma a dar resposta imediata às necessidades que venham a ser sinalizadas” refere a Vice-Presidente.

Oleksandr Afanasyev está em Portugal desde setembro e faz parte de um grupo de quatro estudantes de nacionalidade ucraniana que se encontram atualmente em mobilidade no IPCA e que têm sido muito ativos no programa de voluntariado promovido pela Câmara Municipal de Barcelos e noutras ações com os refugiados que se encontram na cidade, nomeadamente no apoio à tradução e comunicação com os seus concidadãos.

Oleksandr é natural de Kherson, cidade que fica a sul da Ucrânia e que já bombardeada, sendo tomada por militares que já fizeram várias vítimas o que o deixa triste e preocupado pois ainda lá tem a sua família.

O estudante ucraniano quer voltar ao seu país assim que a guerra termine e sente-se muito acarinhado pelo nosso país, ainda mais nesta fase de solidariedade. “Estou muito surpreendido e contente com o que Portugal, e outros países, estão a fazer pelo meu país. As ações que estão a ser desenvolvidas cá ajudam muito os refugiados. Essas pessoas são ajudadas a encontrar emprego, estadia, encaminhar as crianças para a escola - é um trabalho muito importante e necessário”.

Também Mariana Lima, Presidente da Associação Académica do IPCA, tem acompanhado de perto as ações de voluntariado e mostra-se orgulhosa com a resposta da comunidade IPCA. “A nossa equipa lançou o mote aos restantes Grupos Académicos e à comunidade estudantil para que fosse realizada uma recolha de bens. Não foi uma surpresa, mas ficamos muito orgulhosos de todos os que contribuíram pois, conseguimos recolher uma quantidade avultada de bens que, posteriormente, foram entregues junto dos Municípios onde o IPCA está representado, sendo distribuídos localmente ou enviados para a Ucrânia ou para os países fronteiriços que estão a acolher, numa primeira instância a população ucraniana”.

Mariana considera ainda que “estas ações de voluntariado são cada vez mais importantes e têm um impacto muito positivo na comunidade académica. Atualmente todos somos fundamentais para apoiar e receber os refugiados no nosso país.”, refere.

O IPCA tem presente nos seus objetivos estratégicos o estímulo de valores humanistas e solidários entre a comunidade académica. A preocupação não é apenas formar, mas assentar essa formação nos valores humanos da sociedade e dotar a sua comunidade de uma consciência social, sensibilizando para práticas de cidadania ativa e voluntariado.

O IPCA criou uma página de apoio para o acolhimento de estudantes, professores e investigadores: https://ipca.pt/en/hosting-ukrainian-students-teachers-and-researchers/

Ana Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário