sexta-feira, 22 de abril de 2022

Câmara de Águeda dinamiza projeto de natação e canoagem junto de alunos de 1.º Ciclo

 Iniciativa dirige-se aos alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Águeda e está a decorrer no Centro de Atividades Náuticas Bério Marques

A Câmara Municipal de Águeda está a promover um projeto de aprendizagem de natação e canoagem, que tem como destinatários as crianças do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) que frequentam as “Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) – Educação Física/Desportiva”, nas escolas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Águeda, durante o ano letivo 2021-2022.
Iniciado em setembro do ano passado, com aulas de natação nas Piscinas Municipais, arrancou esta semana a segunda fase do projeto, com as aulas de canoagem, no Centro de Atividades Náuticas Bério Marques e Rio de Águeda. O projeto decorre até 29 de junho e envolve um total de seis turmas e cerca de duas centenas de crianças que estão a aprender aquela modalidade desportiva.
“Estimular o gosto pela atividade física, pelas várias modalidades, e aumentar o número de praticantes desportivos são pressupostos estratégicos que norteiam as iniciativas que vamos promovendo”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que, com estas atividades, pretende-se também contribuir para o desenvolvimento pessoal, psicomotor e social das crianças.
Este projeto em concreto “leva” a natação e a canoagem à escola, inserindo estas modalidades no programa de atividades das AEC, objetivando incutir nos alunos o gosto pelos desportos de água, bem como proporcionar a familiarização e adaptação das crianças ao meio aquático. A primeira fase (natação) decorreu nos 1.º e 2.º períodos letivos e atualmente está em curso a segunda fase (canoagem).
Nestas aulas, pretende-se que as crianças desenvolvam algumas competências, nomeadamente a noção de saberem estar na água, permitindo ainda ter contacto com uma modalidade com raízes históricas e desportivas fortes no concelho, com uma abordagem às técnicas básicas para a sua prática, seja de uma forma amadora ou mesmo competitiva. As crianças estão a aprender como fazer a entrada na água, como manter o equilíbrio no caiaque, o início ao gesto de pagaiar e como realizar percursos em linha reta com o caiaque.
Refira-se que, em cada sessão, as “aulas” são desenvolvidas pelo professor da AEC, em articulação e cooperação com um técnico da especialidade (natação e canoagem).

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