sexta-feira, 22 de abril de 2022

Cantanhede promove ação de capacitação digital de adultos. Dia 27 de abril na Biblioteca Municipal

O Município de Cantanhede e a Universidade Aberta promovem, a 27 de abril, no Auditório da Biblioteca Municipal, o EUSOUDIGITAL, iniciativa que tem o propósito de ajudar, de forma simples e gratuita, todos aqueles que queiram dar os primeiros passos na Internet.
Promover a literacia digital de um milhão de adultos, até ao final de 2023, através da promoção de ações de formação de adultos que nunca utilizaram a internet, é a missão desta iniciativa, inscrita no Plano de Ação de Transição Digital e que junta o Estado português, através da Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa.
Este programa assenta numa rede nacional de milhares de voluntários/mentores, apoiados em centros espalhados por todo o país, pronta a ajudar todos os portugueses que queiram dar os primeiros passos na internet, criando, assim, uma geração de novos digitais/alunos.
Qualquer adulto não-digital pode inscrever-se como aluno e fazer a sua sessão de capacitação, onde irá aprender a pesquisar e navegar na internet, criar uma identidade digital, uma conta pessoal numa rede social ou usar o correio eletrónico, de forma simples, gratuita e ao seu próprio ritmo.
No dia 27 de abril, os munícipes de Cantanhede poderão participar em duas sessões diferenciadas: uma da parte da manhã, a partir das 10h00; outra, da parte da tarde, às 14h30. Os interessados devem ligar para o número 800 210 397 e fazer a respetiva inscrição.
Já a inscrição de voluntários, assim como a sua certificação como mentores, é feita a partir de uma plataforma desenvolvida em exclusivo para o programa. Em Cantanhede, a ação EUSOUDIGITAL iniciará com uma formação de mentores para todos aqueles que estejam disponíveis para ajudar a ensinar o digital a quem mais precisa.
Mais do que ligar as pessoas através da internet, este programa de âmbito nacional pretende combater o isolamento e tornar mais fácil o dia-a-dia dos portugueses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário