sexta-feira, 22 de abril de 2022

Câmara Municipal promove 3.ª edição do “Águeda Bike 4 Kids” em maio

 Iniciativa pretende ensinar as crianças dos 4 aos 12 anos a andar de bicicleta e decorre até ao final de junho. Inscrições estão abertas
A Câmara Municipal de Águeda está a promover a 3.ª edição do “Águeda Bike 4 Kids”, um projeto pedagógico que visa ensinar as crianças entre os 4 e os 12 anos a andar de bicicleta. A iniciativa, cujas inscrições estão abertas, vai começar a 7 de maio, prolongando-se até ao dia 25 de junho.
“Esta é não só uma forma de sensibilizar os mais novos para os benefícios da atividade física, como é uma oportunidade para mostrar a bicicleta como um meio de transporte sustentável”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que esta iniciativa tem uma forte componente didática, com o ensino das regras básicas e imprescindíveis de como se movimentar de bicicleta no espaço urbano.
Promover os meios de mobilidade suave e aumentar o número de praticantes de atividades físicas, sejam recreativas, amadoras ou competitivas, são objetivos estratégicos do Município de Águeda que tem apostado na implementação de vários projetos, de índole diferenciada, para concretizar esse propósito. “Acreditamos que o gosto pela prática desportiva ou pelo exercício físico devem ser incutidos desde cedo, alterando hábitos e promovendo a mudança de paradigma com vista à construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva, tolerante e saudável”, concluiu Edson Santos, frisando que, no caso concreto das bicicletas, os praticantes podem desenvolver aptidões mais competitivas ou meramente lúdicas, aproveitando os diversos trilhos espalhados pelo concelho.
Nesta 3.ª edição do “Águeda Bike 4 Kids”, serão dadas oito aulas, sempre aos sábados de manhã, nos meses de maio (7, 14, 21 e 28) e junho (4, 11, 18 e 25), que estão divididas em três níveis, da seguinte forma: crianças que não sabem andar de bicicleta (nível 1); crianças que sabem andar mas necessitam de mais competências (nível 2); e crianças que sabem andar muito bem e que querem praticar as modalidades (ciclismo ou BTT – nível 3).
Deste modo, as crianças que estejam nos níveis 1 e 2 vão ter aulas na Escola Básica Fernando Caldeira, enquanto que as do nível 3, terão a sua formação específica e prática no Águeda Bike Park.
As aulas iniciarão com uma exposição pedagógica sobre as componentes da bicicleta e ainda sobre as regras de segurança rodoviária, que decorrerá na EB Fernando Caldeira para todos os níveis de formação. As aulas para as crianças do nível 3 transitarão para o Águeda Bike Park após esta formação inicial comum.
Para concluir esta 3.ª edição, a 25 de junho, as crianças de todos os níveis juntar-se-ão num momento único, para um passeio urbano de bicicleta, que irá acontecer em simultâneo com o Bairrada 150, uma ultramaratona de BTT que percorre vários trilhos do concelho. Neste passeio pela cidade, as crianças podem ser acompanhadas pelos pais ou outros familiares que se quiserem associar.
Refira-se que o Águeda Bike 4 Kids conta com a parceria do Clube Desportivo Águeda Bike Friends e Clube Desportivo Fullracing. Com vagas limitadas, as inscrições estão disponíveis através do link https://forms.gle/GhwBHKusCB3TrdBQ7 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário