sexta-feira, 22 de abril de 2022

ENCONTRO NACIONAL DE USF NA MARINHA GRANDE

 O Encontro da Primavera, promovido pela Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), com o apoio do Município da Marinha Grande, está a decorrer durante esta sexta-feira, 22 de abril, no Auditório Dr. José Henriques Vareda. 

A iniciativa tem como tema "A USF do futuro. Governação clínica em contextos inovadores” e pretende fomentar a discussão em torno de áreas vitais para as USF e para os seus profissionais. São apresentados os resultados do estudo feito junto dos seus associados e as suas principais conclusões. Há ainda ocasião para discutir a liderança, nomeadamente a coordenação das equipas multidisciplinares abordando os desafios e oportunidades futuras, numa perspetiva geracional.

Para além dos painéis de debate, o evento integra demonstrações de artesanato em vidro, para assinalar o Ano Internacional do Vidro.

Na sessão de abertura, a vereadora da saúde da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Laura Baridó, agradeceu à organização a escolha da Marinha Grande para a realização do encontro, destacando que, “com a reforma dos cuidados de saúde primários, houve uma remodelação do sistema e o foco é melhorar os cuidados de saúde à população, envolvendo todos os parceiros num projeto comum”. A autarca acrescentou que, “todos juntos podemos construir uma melhor saúde para os nossos munícipes e esse é o foco do Município da Marinha Grande”.

A presidente da comissão organizadora do Encontro da Primavera, Ana Paula Ferreira, salientou que “os profissionais das USF são a força dos serviços de saúde”. Ao escolherem a Marinha Grande para a realização desta iniciativa, “potenciamos a nossa capacidade de melhoria contínua”, permitindo um debate em torno “dos novos modelos de organização de trabalho, para promover contextos de felicidade”.

Em representação do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde Centro, Mário Ruivo, agradeceu “todo o trabalho que os profissionais de saúde têm na USF, para responder às exigências da pandemia” e adiantou que “as USF têm contribuído para a melhoria dos cuidados de saúde primários”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário