sexta-feira, 22 de abril de 2022

Liga MEO Surf: Chamada para o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro às 8 horas em Leça da Palmeira

Liga MEO Surf: Chamada para o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro
às 8 horas de sábado em Leça da Palmeira

Quadro de competição masculino - Clique aqui
Quadro de competição feminino - Clique aqui
Spot do evento - Clique aqui

Fotos: Mafalda Lopes, Francisco Alves e Praia de Leça da Palmeira (Jorge Matreno/ANSurfistas)

Leça da Palmeira (22/04/2022) - O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro vai tem a primeira chamada marcada para as 8 horas deste sábado, 23 de Abril, na praia de Leça da Palmeira. A segunda etapa da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional, leva as estrelas do surf nacional até às ondas do Norte. A sequência de prova já está definida e a ação vai começar com a realização dos trials masculinos, seguindo-se a ronda inaugural masculina.

Sequência Prova – 1º dia de Competição (sujeito a alteração)
– Fase de triagem – Masculino (4 heats)
– Round 1 – Masculino (16 heats)
– Round 1 – Feminino (8 heats)

Em prova vão estar as estrelas do surf nacional, com destaque para o trio de surfistas que garantiram recentemente os três primeiros postos do circuito europeu de qualificação da World Surf League e, consequentemente, o acesso ao circuito Challenger Series 2022, onde estão em disputa seis vagas para o circuito mundial de 2023. Mafalda Lopes, que se sagrou vice-campeã europeia a par da campeã nacional Kika Veselko, é uma das estrelas em prova e mostra ter expectativas altas para esta etapa nortenha.

Mafalda Lopes, top 3 nacional e atual vice-campeã europeia de surf
“Nesta etapa da Liga MEO Surf as minhas expectativas e objetivos são mostrar um bom nível de surf, ser consistente, conseguindo obter notas elevadas e alcançar o melhor resultado possível. Gosto muito do Porto, É uma cidade incrível que tem boas ondas por todo o lado. Tenho a certeza de que vai haver show de surf! O surf feminino português está com o nível super elevado, sendo o top 3 do ranking do circuito QS europeu apenas composto por surfistas portuguesas. Assim, a Liga MEO Surf acaba por nos dar uma grande rampa de lançamento e ser um excelente treino e preparação para o circuito Challenger Series, que arranca já em Maio.”

Em ação vão estar, igualmente, vários jovens surfistas locais do Porto, que serão “capitaneados” por Francisco Alves, um dos principais tops nacionais, que já está há vários anos radicado no Porto. Também ele espera que esta seja uma etapa especial.

Francisco Alves, top nacional e surfista local
“As expectativas são boas. No sábado poderemos ter ondas um pouco grandes demais, mas penso que domingo e segunda-feira teremos boas condições. As previsões são boas. A praia de Leça da Palmeira é boa para os surfistas que gostam de fazer manobras fortes. Muitos surfistas gostam de surfar ali. No ano passado fiquei em 5.º lugar e o campeonato foi em Leça. Este ano gostava de ficar no pódio, até porque este foi o primeiro campeonato que o meu filho veio ver. Leça da Palmeira tem todas as condições para receber os melhores surfistas nacionais. Podem esperar boas ondas e uma boa francesinha. É assim que o Norte recebe os melhores surfistas de todo o país.”

Ondas não deverão faltar na Praia de Leça da Palmeira, com as previsões a mostrarem uma entrada de um grande swell na sexta-feira, que vai arrastar-se para o fim-de-semana. Algo que deixa o diretor de prova, Francisco Morgado, com boas expectativas para o decorrer do campeonato.

Francisco Morgado, diretor de provas da Liga MEO Surf
“Vamos uma ondulação com algum tamanho a entrar na véspera do campeonato, que deverá oferecer ondas desafiantes para o primeiro dia de prova. No entanto, as condições prometem melhorar progressivamente ao longo dos dias de prova, o que nos dá a garantia de coroar os campeões do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro no feriado de 25 de Abril, com muitas pessoas na praia a ver e com ondas de potencial para elevar ainda mais o espetáculo.”

Agenda do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro (sujeito a alterações):
1º dia – Sábado, 23 de Abril
08h00 – Call primeiro dia para Trials – masculino (confirmado)
08h30 – Round 1 – masculino
11h30 – Passatempo Jerónimo Martins “Quem sabe, melhor defende”
14h00 – Visita do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia

2º dia – Domingo, 24 de Abril
08h00 – Call do segundo dia de competição (por confirmar)
11h30 – Passatempo Jerónimo Martins “Quem sabe, melhor defende”
16h00 – DJ Zé Ferreira – Corona Extra & Somersby

3º dia – Segunda-feira, 25 de Abril
08h30 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
14h00 – Go Chill Expression feminina e masculina (por confirmar)
15h00 – Happy Hour Jerónimo Martins
16h00 – Finais do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro (por confirmar)
17h00 – Entrega de prémios do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro (por confirmar)

Destaque ainda para o facto de na sexta-feira acontecer uma limpeza de praia, pelas 10 horas, e sessões pedagógicas Amar o Amar – Jerónimo Martins, que vai envolver alunos as escolas dos concelhos do Porto e Matosinhos.

Em termos de troféus laterais, o grupo Joaquim Chaves Saúde vai premiar a melhor onda da etapa, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isso junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina como feminina.

Fantasy Surfer – Façam as V/ apostas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: até às 8 horas de sábado

Pelo segundo ano consecutivo, a Joaquim Chaves Saúde dá o nome a uma das etapas da Liga MEO Surf, reforçando, assim, não só o seu compromisso com o desporto e atletas nacionais, mas também com a promoção de hábitos de vida saudáveis, que são, sem dúvida, um complemento essencial aos cuidados de saúde prestados pelo grupo. Destes serviços destacam-se, para os amantes do desporto, as consultas de Medicina Desportiva, Ortopedia, com consultas vocacionadas para patologias relacionadas com a prática de atividade física, Fisioterapia ou Otorrinolaringologia, que, no caso dos surfistas, é particularmente importante, uma vez que muitos sofrem de exostoses, vulgarmente conhecidas como ‘doença ou ouvido de surfista”.

A nível televisivo, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.


Mais informações em www.ansurfistas.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário