sexta-feira, 22 de abril de 2022

Portugal continental mantém concentrações de pólen muito elevadas


Todas as regiões do continente vão manter, pelo menos até quinta-feira, concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera, segundo o boletim polínico, divulgado pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

“Dada a franca floração e polinização das plantas, nesta altura do ano, esperam-se concentrações elevadas a muito elevadas de pólen na atmosfera das regiões do Continente”, refere o SPAIC.

Contudo, está prevista uma redução dos níveis de pólen no ar devido à ocorrência de chuva para praticamente toda a semana e em todo o país, segundo o SPAIC.

De acordo com as previsões até quinta-feira (dia 28), no Porto (região de Entre Douro e Minho), os pólenes encontram-se em níveis elevados, com predomínio dos pólenes das árvores carvalhos, pinheiro e bétula, e da erva urtiga, seguidos pelos pólenes das ervas parietária e gramíneas.

Já em Vila Real (região de Trás-Os-Montes e Alto Douro), os pólenes estão também com níveis elevados, predominando os pólenes das árvores carvalhos, pinheiro e bétula, ervas gramíneas e parietária.

Também em Coimbra (região da Beira Litoral), os pólenes encontram-se em níveis elevados, com predomínio dos pólenes da árvore carvalho e da erva urtiga, árvore pinheiro e da erva parietária.

Na Beira Interior os pólenes encontram-se também em níveis muito elevados, destacando-se os pólenes das árvores azinheira e outros carvalhos e da erva urtiga, ervas tanchagem e gramíneas e da árvore pinheiro.

O boletim prevê também níveis muito elevados na região de Lisboa e Setúbal, com predomínio dos pólenes das árvores carvalho, oliveira e da erva urtiga, ervas parietária, gramíneas e quenopódio e da árvore pinheiro.

Na região do Alentejo, o SPAIC destaca os pólenes da azinheira e da erva urtiga, seguidos pelos pólenes das ervas tanchagem, parietária e gramíneas.

Madreedia/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário