quarta-feira, 8 de junho de 2022

CASTELO DE PAIVA | Dois dias com muita animação musical. Sabariz/Paraíso acolheu XVII prova de vinhos e petiscos

 
Com organização a cargo da Associação Cultural de Sabariz, realizou-se no passado fim de semana, no principal largo daquela localidade da freguesia de S. Pedro do Paraíso, a XVII Mostra de Vinhos e Petiscos, um certame popular que registou boa adesão de visitantes e que voltou a contar com o apoio da CM de Castelo de Paiva e da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.
 
A abertura marcada para o inicio da tarde de Sábado, contou com os responsáveis da AC de Sabariz, do presidente da edilidade paivense José Rocha e elementos do Executivo Municipal, do presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, e Joaquim Martins, da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.

José Teixeira, presidente da ACS de Sabariz, antes da ronda pelos espaços dos expositores, mostrou-se satisfeito por voltar a organizar este pequeno certame, que possibilita expôr o que este lugar e a freguesia tem de melhor, com a presença de vinhos de diversas quintas, boa gastronomia e muita animação musical, enquanto Almiro Moreira recordou a importância destes eventos para a projecção das localidades e a oportunidade de promover negócios e divulgar potencialidades.

Já o presidente da Câmara Municipal elogiou a iniciativa e agradeceu a força de vontade dos dirigentes da ACS de Sabariz continuarem a promover este agradável evento, não deixando morrer esta bonita tradição e a oportunidade de se poder mostrar aquilo que este recanto paivense tem de melhor aos mais diversos níveis.

José Rocha sublinhou que, havendo vontade de se fazer, tudo se consegue, referindo que é bom que haja mais actividades pelo concelho, porque assim as pessoas têm a possibilidade de optar pelo que mais lhe interessa, ao mesmo tempo de evidenciou o trabalho voluntário de tanta gente, que dá o melhor de si por estas causas, que mostram a grandeza das colectividades e instituições locais, destacando a pujança do movimento associativo do concelho.  

Ao contrario da última edição, a organização cortou um dia ao certame, sendo que, a abertura oficial aconteceu no início da tarde de Sábado, realizando-se a habitual Palestra sobre Vinhos, seguida de prova, com abertura das tasquinhas e do restaurante Tasquinha da Aldeia, e a actuação do Grupo de Concertinas  “ Os Amigos de Compostela “, concluindo-se com um périplo com as entidades convidadas, pelos espaços dos expositores presentes.

Durante a noite, houve animação musical, com uma actuação do Grupo “ Os Amigos de Melres “, seguindo-se um espectáculo com a Banda Nova Dança, e a presença do DJ Bruno Falcão pela noite fora.

No Domingo, o certame reabriu cedo para jornadas gastronómicas com abertura de tasquinhas e restaurante Tasquinha da Aldeia, que privilegiou pratos de carne arouquesa, seguindo-se a exibição do Grupo de Concertinas e Cantares de Nogueira de Regedoura, destacando-se durante a tarde, animação de rua com Cantares à Desgarrada, sendo que, o resto da jornada foi preenchida com o tradicional bailarico popular com a actuação do Duo AndiMarc, com o encerramento da mostra a acontecer às 22 horas.

Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário