terça-feira, 19 de julho de 2022

Águeda | Jornadas Internacionais de Turismo promovem novos projetos, boas práticas e relações bilaterais


Portugal, Brasil, Cabo Verde e Cuba entre os países representados no encontro, onde foram promovidas boas práticas e apresentados novos projetos relacionados com o turismo

As VII Jornadas Internacionais de Turismo, organizadas pela Câmara Municipal de Águeda, envolveram, durante dois dias (sexta-feira e sábado), no Centro de Artes de Águeda, um conjunto muito diversificado de mais de 30 oradores de Portugal, Brasil, Cabo Verde e Cuba, que não só partilharam experiências e boas práticas, como apresentaram projetos inovadores que representam “Novos começos, Novas Oportunidades” na área do turismo.

Este evento, realizado em formato híbrido (presencial e online) contou, este ano e pela primeira vez, com a parceria com Rio Grande (Brasil), cidade geminada com Águeda há mais de 25 anos, que participou nas jornadas online, destacou a retoma da atividade turística e o projeto “Viva a Capilha! - Desenvolvimento Sustentável do Turismo”, apresentando o potencial turístico da região. As apostas no turismo de património cultural, natural, desportivo e o de tecnologia e inovação foram apontadas como estratégicas para a cidade, que demonstrou um dos projetos realizados no ano passado com o evento “Noite no Centro Histórico”, que incluiu um apontamento da instalação de guarda-chuvas coloridos a lembrar Águeda.

Estes dois dias de jornadas, de networking, de apresentação de novas oportunidades e ideias de negócio na área do turismo, envolveu, no total, seis painéis, um workshop e uma mostra de gastronomia local. Financiamentos, hotelaria, sustentabilidade, digital, acessibilidade, inclusão, inovação, cultura, aventura, igualdade, gastronomia e natureza foram temas abordados neste evento internacional, que, este ano, contou com projetos e referências de Portugal, Brasil e Cabo Verde.

Na sessão de abertura do evento, Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal, atentando para a parceria com Rio Grande, registou a relevância do Brasil para a região Centro, sublinhando que é “o quarto mercado emissor mais importante”. O responsável salientou que o setor do turismo, em Portugal, vinha atravessando uma fase de crescimento sustentável e que agora, depois de um período difícil, há cinco grandes prioridades a enfrentar: recuperar a confiança dos mercados nacional e internacional, “porque vimos abaladas duas das premissas essenciais para quem viaja, a saúde e segurança” e “para haver turismo tem de haver fluxo de pessoas de um lugar para o outro”; consolidar “a saúde financeira das nossas empresas”, que se depararam com dificuldades nos últimos dois anos; recursos humanos; novos produtos turísticos, nomeadamente religioso, industrial, desportivo e arte urbana, onde Águeda tem “uma rota muito interessante”, bem como o ecoturismo e enoturismo; e o cumprimento de um conjunto de agendas, como a sustentabilidade cultural, social e económica.

A Península Ibérica é “a maior placa recetiva do mundo”, disse Pedro Machado, que apontou ainda o “extraordinário exemplo” de Águeda e da animação pública que proporciona.

 

Embaixadora de Cuba enaltece jornadas e turismo aguedense

“É uma alegria vermos as ruas de Águeda coloridas, com o nosso AgitÁgueda, com o crescimento da atividade comercial e com o sorriso das milhares de pessoas que espalham a mensagem de que Águeda sabe receber e é uma cidade colorida”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, que sublinhou a riqueza das apresentações e das boas práticas partilhadas nestes dois dias de trabalhos, onde foram “lançadas as sementes para parcerias futuras e termos mais turismo nos nossos territórios”.

Destaque para a presença de Yusmari Diaz Perez, embaixadora de Cuba em Portugal, que veio a Águeda demonstrar as estratégias do seu país para um setor em crescimento. Falando no painel “Turismo: uma paixão pelo território”, apresentou o potencial turístico de Cuba e enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido por Águeda na dinamização turística e na promoção deste território.

A diplomata salientou que estas jornadas são “uma oportunidade para conhecer e criar pontes” entre os dois países, Portugal e Cuba, e em concreto com Águeda. Uma troca de experiências e a relação bilateral que foi acentuada com Edson Santos a lançar o repto à embaixadora para que Cuba seja o país parceiro e em destaque nas Jornadas Internacionais de Turismo do próximo ano, o que foi prontamente aceite.

Após o evento, a diplomata acompanhou a programação do AgitÁgueda e toda a dinâmica cultural e social envolvente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário