terça-feira, 19 de julho de 2022

"ONG e Escolas juntas na Educação para a Cidadania" | 22 de julho | Fundação Calouste Gulbenkian

Encontro debate a importância das Organizações e as Escolas estarem juntas na Educação para a Cidadania 
A cidadania em contexto escolar é o mote do 1º Encontro do projeto Educação para a Cidadania que vai juntar diretores de Escolas, professores, investigadores, responsáveis por organizações da sociedade civil e decisores políticos. O evento decorre já a 22 de julho, entre as 9h15 e as 17h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, e conta com a presença de João Costa, ministro da Educação.  
Este encontro é dinamizado pelo projeto Educação para a Cidadania, que tem promovido a intervenção neste âmbito, a partir da relação entre Organizações Não Governamentais e escolas de três territórios distintos: Damaia (Amadora), Gondifelos (Vila Nova de Famalicão) e Porto Santo. Um projeto que é uma iniciativa do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelos EEA Grants, e promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. A implementação do projeto cabe à Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), em consórcio como o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional no Porto (CEDH-UCP). 
 
Este será o momento para partilhar e discutir o caminho feito por este projeto, com o objetivo de disseminar e inspirar práticas de Educação para a Cidadania em contexto escolar, e contribuir para as políticas públicas nesta área,” explica Filipe Martins, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica no Porto. Trata-se de olhar a Educação para a Cidadania como um processo contínuo de desenvolvimento e de avaliação de competências cidadãs que “precisa da relação com a comunidade para ter sentido”, conclui.  
 
É estratégico que a sociedade civil possa trabalhar com a escola e que, em conjunto, possam pensar como é que se trabalha a Educação para a Cidadania no contexto escolar”, explica Jorge Cardoso, da FGS.  É neste sentido que o projeto se tem desenvolvido, procurando apoiar as escolas na implementação e reforço de uma vivência quotidiana da Cidadania entre os vários atores escolares e em relação com a comunidade.  
 
O evento decorre já a 22 de julho, entre as 9h15 e as 17h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, e o programa do encontro pode ser consultado aqui. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário