sábado, 23 de julho de 2022

Já morreram 12 pessoas nas praias portugueses esta época balnear

Morreram 12 pessoas por afogamento nas praias desde o início da época balnear, dez em areais não vigiados. Autoridade Marítima Nacional (AMN) antecipa um aumento de mortes no total face ao ano passado.
A maior parte das mortes (8) ocorreu em praias não vigiadas, três na zona Centro, três na zona Norte e duas na zona Sul. A registar há ainda duas vítimas mortais em praias fluviais não vigiadas, ambas na zona Norte.
Os números foram avançados pela Autoridade Marítima Nacional (AMN) ao Jornal de Notícias.
A AMN antecipa já um aumento de mortes no total da época balnear face ao ano passado, quando até outubro ocorreram 14 mortes.
A Autoridade Marítima justifica os números com o "fim das medidas restritivas e o aumento do turismo", que "levaram a um aumento de banhistas nas praias".

“Juntos Por Um Verão Mais Seguro”
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) associaram-se para sensibilizar a população portuguesa para os cuidados a ter nas praias com a campanha “Juntos Por Um Verão Mais Seguro”.
Para minimizar o número de acidentes durante a época balnear 2022, a AMN e a DGS recomendam que se vigie permanentemente as crianças, a frequentar praias vigiadas, utilizar calçado adequado nos acessos à praia e na utilização de apoios balneares e respeitar a sinalização das praias.
Recomendam igualmente às pessoas que se mantenham hidratadas, a tomar refeições ligeiras, a respeitar os períodos de digestão, a evitar as horas de maior exposição solar (11:00 – 17:00), usar protetor solar, a não se aproximarem de arribas instáveis e respeitar as indicações dos nadadores-salvadores, dos agentes da autoridade e dos elementos que reforçam a vigilância nas praias.

Madremedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário