segunda-feira, 25 de julho de 2022

Proença-a-Nova recebe “Eco Rally” nos dias 30 e 31 de julho

 

Proença-a-Nova vai receber, nos dias 30 e 31 de julho, a terceira etapa do ‘Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO’, competição organizada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e o CCP (Classic Clube de Portugal), com o apoio do Município de Proença-a-Nova.

A Eco Race de 2021, dá agora lugar ao “EcoRally Proença-a-Nova”, uma das etapas integrantes do “Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio”, uma prova exclusivamente destinada a veículos 100% elétricos, que disputam a única competição automobilística portuguesa com recurso apenas às energias alternativas. Segundo a organização, a prova tem o objetivo de “a par da competição desportiva, consciencializar o público para a importância de defender o ambiente e adotar soluções de mobilidade ecológicas”.

João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, afirma que a passagem desta competição por um território que é, sobretudo, florestal é “um importante contributo para o tema da sustentabilidade. Esta prova, além de passar e passear pelos vários caminhos da natureza, que são o deslumbrar deste concelho, resulta também no que é um compromisso nesta transição climática e na sustentabilidade”.

As verificações técnicas do EcoRally Proença-a-Nova decorrerão no sábado, dia 30 de julho, e o corte de fita que assinala a partida para a primeira etapa terá lugar às 14h15, no Parque Urbano Comendador João Martins.

Durante dois dias da prova haverá 17 classificativas, distribuídas por três secções. No total, os concorrentes vão percorrer cerca de 176 kms. Na primeira etapa os participantes vão sair de Proença-a-Nova, seguindo para Braçal, Amoreira, Casalinho, Vale D’ Urso, Pucariço, Sobreira Formosa, Póvoa, Pedreira, Portoleiros, Pedras Brancas, Penafalcão, Alvito da Beira, Vales, Venda, Chão Redondo, Catraia, terminando a primeira sessão no Parque de Caravanas de Chão do Galego. A segunda etapa, ainda no primeiro dia, inicia-se no Chão do Galego, passa por Rabacinas, Sobral Fernando, Foz do Cobrão, Ladeira, Vale da Mua, Pedra do Altar, Vale Clérigo, Espinho Pequeno, Lameira D’ Ordem, Pergulho, Caniçal, Vale das Balsas, Moitas e terminará no Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova.

No segundo dia de prova, com início marcado para as 10h00, prevê-se a realização de um percurso que passará por: Cimadas Fundeiras, Vergão, Pisões, Portela dos Bezerrins, Moinho do Cabo, Maljoga, Malhadal, Corgas, Alto do Fatelo, Sarzedinha, Malhadal, Fatelo, Eiras, com chegada à meta na Praia fluvial da Aldeia Ruiva. A cerimónia de entrega de troféus e pódio terá lugar no domingo, no Centro Ciência Viva da Floresta.

No final do primeiro dia de provas, pelas 19h15, haverá lugar para debate, às 19h15, no Auditório do Centro Ciência Viva da Floresta, no qual se irá discutir “As Novas Energias na Competição Automóvel”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário