sexta-feira, 26 de agosto de 2022

COVILHÃ ACOLHE A PRIMEIRA FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO E DESIGN- FIADA

A câmara da Covilhã apresentou esta tarde, em conferência de imprensa a primeira edição da FIADA - Feira Nacional de Artesanato e Design, que irá decorrer de 8 a 11 de setembro no Jardim das Artes da Covilhã.

No âmbito da designação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO em Design, o Município organiza a primeira edição da FIADA -

A Feira foca-se na divulgação do saber-fazer e das artes tradicionais portuguesas, em particular as associadas ao têxtil, homenageando a ligação histórica da Covilhã à indústria têxtil e de lanifícios. Para a Vereadora Regina Gouveia, “ A FIADA pretende colocar artesãos e designers em diálogo, sensibilizando para o potencial do design na produção artesanal, na economia local e no desenvolvimento sustentável, enquanto domínio de criação, inovação, inclusão social e territorial.” Regina Gouveia sublinha ainda que” A primeira edição da Feira terá uma dimensão nacional, mas futuramente a organização espera evoluir para um âmbito internacional”.

A abertura oficial da FIADA contará com a presença de convidados oficiais e com animação pelo Grupo de Bombos da APPACDM. O recinto apresentará dezenas de expositores de norte a sul do país, workshops diários para adultos e crianças, espaços gastronómicos e animação musical por nomes nacionais como Luís Trigacheiro, Nena, Projeto Pura e Filipa Bidarra. Aproveitando a presença de um grande número de artesãos, será promovido um encontro formativo em parceria com o IEFP, no sentido de sensibilizar os participantes para os apoios financeiros disponíveis para o artesanato.

A Feira Nacional de Artesanato e Design, irá decorrer de 8 a 11 de setembro no Jardim das Artes da Covilhã entre as 17h00 e as 24h00, com entrada gratuita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário