sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Melhorar a circulação e gestão da faixa de combustão. SAPADORES FLORESTAIS DA CIM TÂMEGA E SOUSA LIMPAM ESTRADAS MUNICIPAIS

 
No âmbito dos trabalhos de prevenção para a segurança de pessoas e bens, as equipas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa ( CIM – TS ) encontram-se nesta semana a executar trabalhos de limpeza e gestão do combustível nas laterais da Estrada Municipal 502, entre a zona de Bointes, em Bairros, e o Crosso em Fornos, na ligação à EN 225.


São três equipas de sapadores florestais que estão, desde o inicio da semana, a intervir nas bermas desta estrada municipal, procedendo a trabalhos de limpeza e desmatação das bermas, assegurando uma faixa de protecção ao longo desta acessibilidade, com a redução de material vegetal e lenhoso de modo a dificultar a propagação dos fogos florestais e garantindo uma melhor circulação rodoviária.


Recorde-se que, a região do Tâmega e Sousa foi recentemente reforçada com mais uma Brigada de Sapadores de Florestais. Trata-se da segunda brigada da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa que se juntou à equipa formada no primeiro trimestre deste ano e que tem a sua base no concelho de Baião, sendo que estas Brigada de Sapadores de Florestais estão aptas a dar assistência aos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa na defesa da floresta contra incêndios.
A CIM do Tâmega e Sousa investiu mais de 385 mil euros na defesa da floresta. Ao todo, são 30 os elementos que dão corpo a duas Brigadas de Sapadores Florestais que estão em permanência no terreno em trabalho de prevenção dos incêndios florestais, bem como manutenção e beneficiação de Infraestruturas de defesa da floresta e de apoio à gestão florestal, assim como sensibilização das populações para as normas de conduta em matéria de protecção florestal, nomeadamente, no âmbito do uso de fogo, limpeza das florestas e da fitossanidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário