terça-feira, 8 de outubro de 2024

Presidente da Câmara de Aveiro e Secretário de Estado do Ambiente participam na conferência “Cultura e Sustentabilidade” a 18 de outubro

 Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura

Presidente da Câmara de Aveiro e Secretário de Estado do Ambiente participam na conferência “Cultura e Sustentabilidade” a 18 de outubro

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, e o Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, irão participar na conferência ‘Cultura e Sustentabilidade’, no dia 18 de outubro, a partir das 09h30, no Centro de Congressos de Aveiro. O evento, que integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura (Aveiro 2024), é organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, em colaboração com a RTP.

“É sempre importante abordar e debater a temática da sustentabilidade especialmente tendo em conta os desafios que o mundo enfrenta, como as alterações climáticas e a Inteligência Artificial. Debates como estes, que estamos a organizar no âmbito da Capital Portuguesa da Cultura, podem dar um contributo para vivermos em harmonia social, em sintonia com o meio ambiente e com capacidade económica”, afirmou Ribau Esteves, que irá encerrar a iniciativa.

Com a abertura a cargo de José Pina, coordenador de Aveiro 2024, a conferência irá contar com vários debates em que decisores políticos, especialistas e académicos refletem sobre os desafios e o futuro da sustentabilidade no contexto português e aveirense, bem como sobre o impacto da Inteligência Artificial. A moderação será feita por Daniela Santiago, jornalista da RTP.

O Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, irá participar no painel sobre o papel da sustentabilidade na construção do futuro de Aveiro, juntamente com Carlos Borrego, Professor Emérito da Universidade de Aveiro, e Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

José Pimenta Machado, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), João Machado, Vereador da CMA com o pelouro do Ambiente, Luís Manuel, Diretor da Greenvolt, e Pedro Cruz, Coordenador da ESGda KPMG Portugal, estão responsáveis pelo painel onde sefalará sobre a inovação tecnológica e uso da Inteligência Artificial nas práticas da sustentabilidade.

A iniciativa tem ainda como keynote speaker Filipa Pantaleão, Secretária-Geral da associação BCSD Portugal.

A conferência ‘Cultura e Sustentabilidade’ é de entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia aqui<https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/eventos/inscricao-conferencia-cultura-e-sustentabilidade> ou através do seguinte endereço<https://aveiro2024.pt/pt/programa/conferencia-cultura-e-sustentabilidade/>.

Agendada previamente para dia 20 de setembro, no âmbito do 3.º trimestre da Capital Portuguesa da Cultura, a conferência foi remarcada para dia 18 de outubro, devido aos incêndios que assolaram a Região de Aveiro entre 16 e 18 de setembro.

PROGRAMA CONFERÊNCIA ‘CULTURA E SUSTENTABILIDADE’

18 de outubro (sexta-feira)
09h30 – Abertura
• José Pina, coordenador de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura
09h50 - Keynote Speaker
• Filipa Pantaleão – Secretária-Geral da BCSD Portugal
10h20 – A sustentabilidade na construção do futuro de Aveiro

• Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente
• Carlos Borrego, Professor Emérito da Universidade de Aveiro
• Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde

11h00 – A inovação tecnológica e o uso da AI nas práticas da sustentabilidade

• José Pimenta Machado, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente
• João Machado, Vereador da CMA com o pelouro do Ambiente
• Luís Manuel, Director of Diversification and Innovation da Greenvolt
• Pedro Cruz, ESG Coordinator, Partner da KPMG Portugal

12h00 – Encerramento

• José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Ao longo de todo o ano de 2024, Aveiro é palco de reflexão sobre um conjunto de temas que marcam a agenda local e global, tendo como base os seus temas trimestrais. Para cada Conferência são convocadas figuras proeminentes para uma reflexão em torna da relação da cultura com a identidade, democracia, sustentabilidade e tecnologia.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário