Subordinado ao tema “Violência Doméstica: Uma Responsabilidade de Todos e de Cada Um! ” realizou-se no passado dia 29 de Novembro, no Centro de Interpretação de Cultura Local de Castelo de Paiva, um seminário promovido pela edilidade paivense e relacionado com o combate à Violência Doméstica .
O combate à violência doméstica exige a união de esforços individuais e coletivos, sendo um desafio que interpela não apenas vítimas e agressores, mas todos nós enquanto cidadãos. Daí, reconhecer a responsabilidade, agir e fomentar uma cultura de respeito e igualdade são passos indispensáveis para transformar essa realidade.
Para a entidade promotora da iniciativa, importa que todos sejam aliados desta luta, até porque, como foi referido na cerimónia de abertura, combater a Violência Doméstica é salvar vidas e construir um futuro mais justo para todos.
O programa apresentado, contemplou uma Sessão de Abertura, com uma apresentação da Academia de Música de Castelo de Paiva e a intervenção do Presidente da CM de Castelo de Paiva, José Rocha, que deu as boas-vindas a todos os intervenientes e participantes, realçando a importância destas ações para fortalecer o combate a este enorme flagelo social.
O Painel I foi orientado para os seguintes temas “Criança: como vítima no processo de Violência Doméstica e no contexto de regulação das responsabilidades parentais “, sendo interveniente Ana Isabel Rodrigues, procuradora do Ministério Público do Tribunal de Santa Maria da Feira, depois “Crime de Violência Doméstica – o que proteger na atualidade? Criança como vítima “, com intervenção de Luís Moreira, Cabo Chefe da GNR de Castelo de Paiva, e ainda, a Violência Doméstica em Castelo de Paiva: retratos dispersos, sendo moderador Pedro Maldonado, representante da Ordem dos Advogados em Castelo de Paiva.
Ainda de manhã, o Painel II possibilitou a abordagem do “ Trabalho em rede – vantagens da integração da UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica “, com intervenção de Lígia Silvia, da Rede Unidas, seguindo-se o debate deste tema, e mais tarde as intervenções das técnicas Fernanda Nunes e Andreia Gomes, do Município de Castelo de Paiva, que vieram falar da experiencia e operacionalidade da EAVD – estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica Cataventos, sendo moderadora do painel, Sandra Neves, Conselheira Externa Municipal para a Igualdade, em Castelo de Paiva.
Da parte da tarde, o Painel III abordou as Boas Práticas na Intervenção em Rede: Contexto do Agressor, contando com a participação de Filipa Cardoso, Coordenadora do Projeto PICA – Associação A4, sendo tema “Projeto PICA – Intervenção com Pessoas Agressoras “, com a presença de Maria Isabel Castro e Sofia Santalha, Enfermeira e Socióloga ECSM, trazendo o tema da Equipa Comunitária de Saúde Mental – ECSM, Lousada, e sendo moderadora, Valéria Soares, DGRSP.
Já na reta final do seminário, realizou-se o Painel IV que permitiu falar da Responsabilidade Social Empresarial: Impacto e Compromisso com a Comunidade, com a presença de Tiago Cardoso, em representação da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, a destacar o tema: Fortalecendo a Responsabilidade Social Empresarial através do Trabalho em Rede, enquanto Paula Caldas, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género trata do tema: Pacto Contra a Violência, sendo moderadora do painel, Andreia Gomes, Coordenadora da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica - Cataventos.
Em jeito de Encerramento, houve ainda a intervenção de Cristiana Ferreira, Chefe de Divisão de Educação, Inovação Social e Bem-Estar, e um Porto de Honra com apresentação final pela Academia de Música de Castelo de Paiva.
*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário