quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Apelos falsos para a dádiva de sangue

Apelos falsos para a dádiva de sangue

Circula na internet, há vários anos, um e-mail com um pedido de sangue B- para a Inês, aluna do 12.º de Pinhel, para efectuar um transplante de coração. Pedimos a todos que não reencaminhem este e-mail, pois ele é falso. Nenhuma da informação constante é verdadeira. O IPST, IP tem mecanismos próprios para accionar a reposição de determinado componente sanguíneo, sempre que é solicitado por uma Unidade Hospitalar. Apesar deste pedido ser falso, lembramos que a auto-suficiência em componentes sanguíneos é fundamental para que os doentes possam ter mais e melhor vida. Uma unidade de sangue tem apenas a validade de 42 dias, pelo que é desejável que as dádivas sejam efectuadas de forma regular ao longo de todo o ano. Há sempre alguém que precisa de si. Dê Sangue e Salve Vidas. Partilhe esta mensagem junto dos seus familiares e amigos. Obrigado.
Português do Sangue e da Transplantação, IP.

Comentário: não podemos deixar de repudiar e denunciar os apelos falsos à dádiva de sangue, que são lançados na internet, facebook, por e-mails e via SMs.
A única entidade que legalmente o pode fazer é o IPST, nem sequer as associações devem correr esse risco, apesar de estarem integradas nas comunidades e conhecerem as realidades.
No entanto, considerando que existem diversas épocas do ano em que as dádivas de sangue sofrem reduções, as associações em parceria com o IPST reforçam as Campanhas de Sensibilização a fim de motivar as pessoas saudáveis a doarem sangue, é completamente diferente.
Quando o leitor encontrar alguém a divulgar folhetos, afixar cartazes, ou outras acções de promoção, essa pessoa está cumprir com o seu dever cívico, está convidando as pessoas para doarem sangue, com indicação do local onde se devem dirigir ou está a decorrer uma sessão de recolhas de sangue.
Para os que vivem em Aveiro ou arredores, podem consultar o site: www.adasca.pt , ali  encontrarão os locais e horários onde a ADASCA realiza as suas sessões de dádiva.


J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário