terça-feira, 29 de dezembro de 2015

360º | Observador

360º

Por João Cândido da Silva, Editor de Economia
Bom dia!
Enquanto dormia

Paulo Portas vai abandonar a liderança do CDS. A decisão foi comunicada na reunião da comissão política do partido que se realizou durante o serão desta segunda-feira. Colocou um ponto final nas especulações sobre se o ex-vice-primeiro-ministro se iria manter ao leme dos centristas, tarefa que desempenha desde 1998, com uma interrupção de dois anos, entre 2005 e 2007.

Quem vai suceder a Paulo Portas, que conduziu o CDS praticamente sem contestação? Como é que o partido vai comportar-se depois do abandono do líder carismático que conseguiu, em coligação com o PSD, fazer regressar os centristas ao Governo? João Almeida, Pedro Mota Soares, Assunção Cristas e Nuno Melo são os nomes de quem se fala. Estão na linha directa da sucessão. Fora deste círculo, surgeFilipe Anacoreta Correia como hipótese para um ciclo de renovação.

"Se me candidatasse agora teria de estar disponível não para um mandato de dois anos, mas para vários mandatos de vários anosOs da oposição e os da reconquista e os do regresso do centro-direita ao governo”. As palavras são de Paulo Portas e foram as que o ainda líder do CDS escolheu para explicar um dos motivos por que decidiu não se recandidatar à liderança do CDS durante o congresso que se realizará em breve: o tempo pesa. Foram 16 anos no cargo. E, contas de Portas, seriam mais 20, pelo menos, caso entrasse na corrida para suceder a si próprio. O que irá Paulo Portas fazer? O líder político vai dar lugar a um novo comentador? A Presidência da República é uma ambição para cultivar a prazo?

Governo das reversões "vai readmitir ao longo dos próximos meses os mais de duzentos funcionários do Instituto de Segurança Social que foram para o regime de requalificação. Os primeiros 25, que terminavam o regime em janeiro e fevereiro, vão voltar para os cargos já no primeiro dia útil do ano", revelou a secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim. 

"As primeiras conclusões da análise do Ministério do Ambiente aos processos de subconcessão dos transportes revelam indícios de situações de legalidade duvidosa. Que podem facilitar a reversão dos contratos" celebrados com investidores estrangeiros. O Jornal de Negócios escreve que há sete indícios de desconformidade com a legislação (a ligação está disponível apenas para assinantes). 

"De um lado, a pressão do Banco Central Europeu; do outro, a intransigência da accionista Isabel dos Santos. É neste ambiente que o BPI decidiu avançar com a cisão dos seus negócios africanos, como forma de deixar de ultrapassar o limite dos grandes riscos tal como exigido pelo BCE". A notícia vem no Diário Económico e prenuncia um processo conflituoso entre a administração do banco e a empresária angolana. 

Luís Marques Mendes afirmou que falta explicar "muitíssimo" no processo que conduziu à resolução do Banif. E, durante o espaço de comentário que ocupa na SIC, identificou cinco pontos que considerou precisarem de ser esclarecidos. O Observador recuperou as dúvidas do antigo líder do PSD e foi à procura das respostas que é possível dar.

Duas pessoas foram detidas na Bélgica por suspeitas de planeamento de ataques em Bruxelas durante as épocas festivas. São acusadas de participação em atividades de grupos terroristas com o objetivo de cometer infrações terroristas.

Lemmy Kilmister, fundador, viola baixo e vocalista dos Motörheadfaleceu. O músico, que tinha 70 anos, foi diagnosticado a 26 de Dezembro passado com um cancro "agressivo". "Perdemos um amigo e uma lenda", declararam os Foo Fighters no Facebook. 

Os nossos Especiais
 
"Shirin Ebadi foi a primeira mulher juíza no Irão e a primeira mulher muçulmana a receber um Prémio Nobel da Paz, em 2003. Aos 68 anos, os Direitos Humanos são causa de profissão e de vida". Ebadi oferece ténis cor-de-rosa e bonecas ao neto. Quer saber porquê? Leia a entrevista de Catarina Marques Rodrigues.

O que se passou no mundo da ciência em 2015? Foi um ano relevante? Em que áreas? Vera Novais fornece as respostas e recorda, através de uma fotogaleria, a aproximação da sonda New Horizons a Plutão, a perseguição da Rosetta ao cometa Chury e os alertas da Organização Mundial de Saúde sobre o potencial cancerígeno associado ao consumo de carnes vermelhas e processadas. Não consta que o cozido à portuguesa tenha perdido popularidade. Nem, tão pouco, o naco na pedra.

Para coros e orquestras que passam por um pico de solicitações durante o período de Natal e Ano Novo, os esforços para fazer uma boa época começam em Setembro. Os ensaios intensificam-se a partir daquele mês com o objectivo de responder ao aumento da procura. Rita Ciprianoconta como é o stress de quem tem de tocar e cantar, sem desafinar, clássicos como “Jingle Bells”, “Noite Feliz” ou o famoso “A todos um Bom Natal”.

"O menino Jesus (pelo menos este, Jesuslee) não nasceu em Belém, mas em Goa. Em 1979. E, ao contrário de Jesus de Nazaré, não choramingou pela primeira vez numa manjedoura, nas palhinhas deitado, mas às mãos de um médico, numa maternidade indiana". Tiago Palma foi à procura de pessoas baptizadas com nomes relacionados com as personagens do presépio. Ora leia.

"O PSD está condenado a servir pacientemente de muleta do PS quando esses alicerces [do Governo à esquerda] falharem. É que Costa não sairá tão cedo de São Bento e a única via de acesso do PSD ao poder é mesmo a paciência". A opiniãode Alexandre Homem Cristo.

Informação relevante

As eleições presidenciais de 2016 prometem ser um terreno de contenção e poupança. É o que se pode concluira partir dos orçamentos de campanha dos candidatos que se apresentam na corrida. O competidor apoiado pelo PCP é o mais gastador. Prevê derreter 750 mil euros. Mas nem este facto coloca o acto eleitoral entre os mais caros de sempre. O mais austero é Vitorino Rocha e Silva. Por algum motivo lhe chamam Tino.

O sorteio para decidir a ordem pela qual os nomes dos candidatos vão surgir nos boletins de voto realizou-se nesta segunda-feira. Até aqui, tudo normal. Menos compreensível é a circunstância de poderem surgir nos papelinhos nomes que não são candidatos à Presidência da República. Confuso? Acontece que o Tribunal Constitucional ainda não se pronunciou sobre a admissibilidade das candidaturas. Por isto, entram todos. Vai ser trabalhoso contar os votos nulos.

À "coligação" entre PS, PCP, Bloco de Esquerda e Verdes que deixou passar o Governo socialista na Assembleia da República, Paulo Portas aplicou a etiqueta de "geringonça". Pode discutir-se o epíteto, mas a realidade mostra uma embrulhada política com tendência para abanar. A propósito das divisões que se verificaram quando da votação do Orçamento do Estado rectificativo, o Observador decidiu ir à procura dos próximos alçapões. No total, são 26. 

Eleitoralismo e demagogia. Política no seu pior. A partir de Janeiro de 2016, trabalhadores da CP e respectivos familiares voltam a poder usar, sem pagar, os serviços de transporte da empresa pública, cronicamente deficitária. Porquê? Porque se tratava de uma tradição, algo que para o PS tem valor variável em função das conveniências, e de um suplemento remuneratório. Duas vozes da bancada socialista no Parlamento, Helena Roseta e Paulo Trigo Pereira, recusaram-se a aprovar a medida. Uma pequena ilha de bom senso no meio da "geringonça".

A medicina alternativa é credível e fiável ou não passa de uma patranha mal amanhada? Aqui está um tema que dificilmente gera consensos nas respostas. Edzard Ernst tem ideias firmes sobre o assunto. É um céptico assumido e fundamenta as convicções numa carreira de investigação que leva 20 anos de dedicação. Fala em ineficácia e, pior, em perigos para a saúde. 

Estados Unidos e Cuba restabeleceram relações diplomáticas. Mas o êxodo de cidadãos cubanos, que emigram em busca de uma nova vida, não atingia, desde 1980, números tão elevados como aqueles que se verificam em 2015. As estatísticas revelam que 45 mil pessoas abandonaram a ilha durante este ano. Porquê? Para o comum dos mortais, a vida em Cuba não mudou.

Notícias surpreendentes

Chegarão, um dia, a ser transformadas em produtos destinados a ter sucesso no mercado? Deixemos esta questão para quem tenha talento para a adivinhação. Em 2015, grandes empresas que têm liderado a inovação a nível global registaram patentes que, se não antecipam os bens e serviços que vamos consumir no futuro, revelam em que matérias andam interessadasConheça as 21 melhores invenções deste ano. A electricidade em pó ainda não consta da lista.

Gosta de viajar? É provável que sim. E se gosta de conhecer cidades únicas, que prometem encantamento e deslumbramento, deve consultar a lista organizada pelaMinubeInclui as cidades que têm de ser visitadas durante a vida. Pode contar aquelas em que já esteve e entrar em competição com família, amigos e colegas de trabalho. Mas é preferível abordar a lista com outro espírito. Aponte o nome daquelas em que ainda não colocou os pés. Depois, planeie a próxima viagem.

Vincent Callebaut é belga e é arquitecto. Não deve ser o único a reunir estas duas qualidades. O que o distingue é o facto de ter projectado arranha-céus subaquáticos capazes de acolher 20 mil habitantes. A ideia, explicou, poderia ajudar a reduzir a pegada de carbono sobre a Terra. 

"'Flor-cadáver' é o nome de uma planta de forma fálica, quase dois metros de altura e que liberta um odor parecido a carne putrefacta para atrair insectos como moscas. Floresceu de novo na Austrália", revela a Lusa. Bem vistas as coisas, não é flor que se cheire. 

"Começam por ser meros adolescentes que dão a cara por enredos divertidos, mas rapidamente se transformam em estrelas com grande sucesso de audiências". Passe os olhos pelafotogaleria e saiba quem são as estrelas da Disney que estão a dar que falar.

Tenha um excelente dia.

Ah! Não perca a grande polémica deste final de 2015. Tem a ver com a criminalização do piropo. Uma boca mal medida pode dar pena de prisão até três anos, o que tem tanta graça como algumas das tiradas mais clássicas do género. Enfim. Mesmo sob ameaça de prisão, não deixo de ficar espantado de cada vez que me é dado constatar que as flores andam.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário