No passado dia 5 de Dezembro, a Junta de Freguesia da Praia de Mira, organizou no centro cultural mais um evento inserido nas comemorações dos 30 anos da Freguesia. Ao longo do presente ano esta data foi assinalada em diversos momentos, assim como os 20 anos de elevação a Vila. Neste caso foram homenageados os elementos que pertenceram à Comissão Instaladora da Freguesia, todos os eleitos dos órgãos autárquicos da freguesia ao longo destes anos e associações, coletividades, grupos e instituições mais relevantes.
A Comissão Instaladora teve como Presidente, Manuel Milheirão (1985) e posteriormente foram Presidentes de Junta: João Nogueira, Manuel Milheirão (Boia) e Carlos Milheirão. Durante este dia todos foram recordados, homenageados e respeitados pelo atual Presidente Francisco Reigota e pelo seu executivo (Basílio Fresco e Alcino Clemente). O edil da freguesia fez questão de afirmar que, “é uma honra ser autarca de freguesia na Praia de Mira, é um privilégio poder contribuir para a melhoria e para o desenvolvimento desta terra. A responsabilidade é grande, mas aceito o desafio, a história destas localidades é riquíssima e os homens e mulheres que têm representado a freguesia merecem ser homenageados. É muito gratificante ocupar o mesmo cargo que foi desempenhado por estes três grandes senhores que me antecederam. A memória e a esperança são a forma mais correta de caracterizar o meu sentimento neste momento, uma remete-nos mais para o passado e a outra para o futuro, no entanto ter presente ambas é a certeza de estar a fazer o que é certo”.
Para além destas homenagens existiram diversos momentos culturais, onde destacamos os poemas de José Cação, Manuel Gabriel, João Nogueira e Alcino Clemente. A música também fez parte destes magníficos apontamentos, onde brilharam a "tripla" António Veríssimo, António Horácio e António Lourenço e ainda a "dupla" Vítor e Miguel Santos.
A apresentação da cerimónia foi de responsabilidade de Mara Saborano (atual Presidente da Assembleia de Freguesia) e de Rita Janeiro Milheirão (Funcionária da Autarquia). No final da cerimónia usaram da palavra, Francisco Reigota (Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira), Raúl Almeida (Presidente CMM) e Jorge Veloso (Vice-Presidente da ANAFRE). De referir que fez parte da mesa de honra, Litério Monteiro, antigo deputado da Assembleia da República eleito pelo Partido Socialista aquando da criação da freguesia e segundo proponente da sua criação, refira-se que o primeiro proponente foi Manuel Alegre.
Após o final desta cerimónia dirigiram-se ao edifício da sede da Junta de Freguesia onde foi descerrada uma placa comemorativa desta data, registando o seguinte texto: “Homenagem a todos aqueles que, nestes 30 anos, lutaram pela valorização e afirmação do Poder Local Democrático, na Freguesia.”
Este foi, certamente, mais um gesto de gratidão e respeito dos atuais membros da Junta de Freguesia da Praia de Mira para com as suas localidades e populações.
Junta de Freguesia da Praia de Mira