sábado, 12 de dezembro de 2015

PORQUE DOAR SANGUE?

Naturalmente doamos sangue porque alguém dele precisa. Pela facilidade e segurança com a qual pode ser retirado, associado ao enorme beneficio para quem dele necessita, doar sangue pode ser considerado um gesto simples de pessoas dispostas a ajudar o próximo, contribuir para a cura de enfermos.

Quando doado para aquele que não conhecemos pode ser considerado um acto de profundo humanismo e respeito ao próximo.

Um maior conhecimento dos riscos das transfusões, uma nova consciência dos profissionais dos serviços de sangue associados à pressão regulamentar dos órgãos fiscalizadores, tem tornado a doação um processo seguro, sem riscos para o doador, e essencial para garantir a qualidade do processo, desde a colheita até a transfusão.

O dador de sangue deverá ser voluntário, estar com boa saúde, alimentado, descansado. Deverá ser maior, isto é, ter mais de 18 anos (por questões legais) e ter peso superior a 50 kg. Deverá ser respeitado um intervalo desde a última doação de 4 meses para a mulher e 3 meses para o homem. Em alguns países o período de intervalo é mais reduzido.

Uma triagem clínica será efectuada no Posto Fixo da ADASCA (local onde se efectuam 6 a 8 sessões de colheitas) por médico que o examinará, medindo a pressão arterial, e procurando sinais de doenças transmissíveis. Uma anamnese dirigida é feita com o objectivo de detectar o uso de medicamentos, infecções virais recentes, vacinações, gravidez, alcoolismo, que podem ser causas impeditivas temporárias.

Grande importância é dada a história sexual, uso de tatuagens e drogas na tentativa de se afastar os indivíduos do grupo de risco para a AIDS, Hepatite e outras doenças transmissíveis. Pacientes de grupos de risco, que tiveram hepatite, malária ou portadores de Doenças de Chagas são considerados inaptos temporariamente para a doação. Toda ênfase é na protecção ao paciente.

Ao doador procura-se ser grato, reconhecer o seu acto de altruísmo e oferecer conforto. O ambiente é claro, silencioso, agradável. As pessoas são simpáticas e eficientes. O acto de doar é simples e dura mais ou menos de 30 minutos. Algum desconforto pode ser causado pela punção da agulha e alguns dadores podem sentir-se desconfortáveis pela ansiedade. Todo o material utilizado é descartável e não poderia ser hoje de outra forma: bolsas plásticas estéreis em sistema fechado e inviolável até o momento do uso. Nenhuma doença transmissível poderia ser transmitida ao dador uma vez que nada é nele injectado.


Aliás, quem conhece a sede e Posto Fixo da ADASCA sabe das condições que são dispensadas, mais é impossível…

A doação portanto é segura e confiável. Após a doação o dador receberá um lanche e será informado sobre como vai receber os resultados dos exames feitos ao seu sangue.

É importante desmistificar a ideia de que doar "purifica" o sangue, engorda ou emagrece, atrapalha o desempenho sexual e principalmente torna o indivíduo "habituado" obrigando-o a doar sempre, trata-se de conceitos descabidos.

Com a evolução das técnicas, existe hoje nos centros especializados um tipo diferente de dador que torna-se mais frequente e provavelmente será maioria dentro de alguns anos: O "Doador de Plaquetas". Equipamentos especiais permitem que através de uma técnica conhecida como aférese, separemos apenas um componente do sangue do doador, devolvendo-lhe o restante.

Extremamente útil para colheita de plasma, plaquetas e leucócitos exigem maior dedicação do dador ao tempo em que permite um melhor aproveitamento.


Seja você um doador de sangue. Vamos juntos salvar vidas!

Doar sangue é simples! Em Aveiro existe o Posto Fixo da ADASCA localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. Mais informações no site: www.adasca.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário