quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Hora de Fecho: Euro. Plano de "sábios" alemães ameaça nova crise

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
CRISE DA DÍVIDA 
Grupo de 5 conselheiros recomenda plano que, na opinião do único dissidente, "é a forma mais rápida de acabar com o euro". Portugal seria dos primeiros na linha deste plano (em que Schäuble se revê).
ORÇAMENTO 2016 
Agência de "rating" decisiva para Portugal diz que está "preocupada" com as políticas do governo e com a subida dos juros. Mas diz que Governo prometeu que haverá mais medidas caso o défice derrape.
EFISA 
Miguel Relvas vai ser chamado a prestar esclarecimentos ao Parlamento sobre as ligações ao Banco Efisa. Ao Observador recusa dizer se aceita ou não esclarecer as dúvidas dos deputados.
CASO BANIF 
O PCP exige a audição de Passos Coelho, Durão Barroso, Maria Luís Albuquerque e Mário Centeno na comissão de inquérito ao Banif. Do lado do PSD, deputados chamam António Costa.
CAXIAS 
Uma mulher lançou-se ao rio em Oeiras. Os filhos iam pelo seu braço. O que leva uma mãe a pôr fim a tudo? Os psiquiatras falam em suicídio piedoso – e o Observador lembra quatro casos semelhantes.
TRAGÉDIA EM CAXIAS 
A Polícia Judiciária deteve esta quarta-feira a mulher que se terá atirado ao Rio Tejo numa praia de Caxias, com as duas filhas. Há "fortes indícios da prática de dois crimes de homicídio"
IMPRESA 
O atual diretor do Jornal Expresso vai assumir o novo cargo de diretor-geral de informação do grupo Impresa. Eventuais alterações na direção do semanário podem ser decididas até dia 6 de março.
LESADOS DO BES 
António Costa acusa o Banco de Portugal de não ter um comportamento responsável na questão dos lesados do BES e de com isso atrasar uma solução de reposição dos direitos destas pessoas.
CASO JOSÉ VEIGA 
Banco de Portugal anula contrato de Novo Banco com José Veiga. Observador confrontou ontem regulador com entendimento do MP de que o contrato assinado pela administração do Novo Banco é ilegal
ASAE 
A Associação Sindical da ASAE publicou um vídeo intitulado "Toda a verdade" sobre as ações inspetivas. As imagens "reais, não editadas e não divulgadas" podem chocar as pessoas.
RESTAURANT WEEK 
Mais de 100 restaurantes em todo o país entram em saldos a partir de 18 de fevereiro. O motivo? Mais uma edição da Portugal Restaurant Week. Saiba quais são os restaurantes que se estreiam no evento.
Opinião

Luís Aguiar-Conraria
Gramaticalmente, Esteves Cardoso tem razão. Mas a questão não é gramatical. É saber se usar o masculino como neutro é ou não depreciativo para as mulheres. E se queremos ou não continuar a fazê-lo.

Maria João Marques
Era o que faltava a comunicação social querer dar notícias que contem verdades. E que permitam às mentes maldosas criar a ideia de que há quem à esquerda não saiba lidar com a liberdade de expressão.

Maria João Avillez
Sim, mais impopular que Vítor Gaspar é impossível. Paciência. Daqui a uns anos, quando de novo cumprirmos a tradição e entrarmos em estado de necessidade, falamos (já que nunca tivemos outra vida).

Laurinda Alves
Num país com 56 mil organizações sociais e mais umas 20 mil iniciativas público-privadas de resposta a problemas sociais, contam-se pelos dedos das mãos o número de projectos de prevenção ao suicídio.

José Conde Rodrigues
Mais do que combater o mal em abstrato (a desigualdade em abstrato) é fundamental evitar cada mal em concreto (reduzir desigualdades que afetam a integridade humana e o respeito pela sua consideração)
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário