segunda-feira, 14 de março de 2016

Nicolau Breyner: "Isto ia acabar mais cedo ou mais tarde"


Nicolau Breyner

(1940-2016)
Texto alternativo para a imagem
Morreu Nicolau Breyner, um dos maiores nomes da ficção portuguesa, na televisão e no cinema - ou, como disse Herman José, “o ator mais brilhante da geração dele”. Fez história enquanto herói de ficção, mais foi também uma figura familiar. Era um alentejano apaixonado. E era também um trabalhador dedicado, que representou até ao último dia: tinha 75 anos e integrava o elenco da atual novela da TVI. Foi uma celebridade, um “senhor contente” que não escapou a nenhuma geração e que ninguém quis deixar escapar.
VIDA

"Isto ia acabar mais cedo ou mais tarde"

O ator e realizador morreu esta segunda-feira de ataque cardíaco. Nicolau Breyner tinha 75 anos e estava a filmar a nova telenovela da TVI, "A Impostora".
MOMENTOS

"Nico": 5 histórias que tem de conhecer

O cantor de ópera que foi ao Festival da Canção, descobriu o jovem Herman e viveu entre casamentos. Um deles só durou até à lua de mel.
ImagemCITAÇÕES

As frases mais marcantes de Nicolau Breyner

Recordamos algumas das entrevistas de vida feitas ao ator. Nelas falou sobre a infância, a ida para Lisboa, a chegada ao teatro, os amores, os desamores e a vontade de viver.
TV

O inesquecível Nicolau
na televisão

Marcou diferentes gerações e assim continuava. Na televisão foi ator, cantor e apresentador, com personagens e programas difíceis de esquecer. Recordamos alguns.
RAÍZES

O homem que nunca esqueceu o Alentejo

Estava a participar num filme gravado no Alentejo e preparava-se para realizar outro sobre as grandes planícies. Faltou tempo a um homem que nunca esqueceu Serpa.
ATOR

Do inspetor quase reformado ao autarca de bigode

Nicolau Breyner foi ator de teatro, de televisão e de cinema, onde teve o primeiro papel aos 21 anos. Venceu três Globos de Ouro e estreou-se na realização em 2007, com "Contrato".
FILMES

O ator que não teve um cinema à altura

Só António-Pedro Vasconcelos, a partir da década de 90, deu a Nicolau Breyner um punhado de papéis que mostraram o belíssimo ator de cinema que ele também era. Eurico de Barros recorda-o.
ImagemFOTOS

A vida de “Nico” Breyner em imagens

Nicolau Breyner morreu aos 75 anos. Recorde a vida de um dos maiores atores portugueses, da vida íntima à profissional, nas imagens que mostram quem era o 'sr. Contente'.
HOMENAGENS

As reações políticas: Marcelo lembra o amigo

Além do Presidente da República, também António Costa, Passos Coelho, Ferro Rodrigues e Paulo Portas lembraram o ator que morreu aos 75 anos.
ADEUS

As reações de colegas e amigos

A morte de Nicolau Breyner, figura emblemática da cultura portuguesa, surpreendeu quem o conhecia, de Herman a Balsemão.
ImagemVEJA

Os grandes vídeos de Nicolau Breyner

Uma lista com alguns dos melhores vídeos de Nicolau Breyner espalhados pela Internet. As suas personagens míticas, entrevistas marcantes e até anúncios.
POLÍTICA

Nicolau Breyer: quando ele foi candidato

Foi candidato à Assembleia Municipal de Sintra e às europeias de 2014. Mas foi nas eleições para Serpa, em 1993, que o "Eu Show Nico" quase destronava os comunistas.
HELENA SACADURA CABRAL

"Foi a pessoa com quem mais me ri a vida toda"

É uma das pessoas mais próximas do ator. Descreve-o como o amigo que era "irmão". Ainda em choque conta que juntos atravessaram "terramotos e montanhas".
Mais pessoas vão gostar das Novidades Observador. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário