segunda-feira, 30 de maio de 2016

360º - Passos Coelho ao Observador: "Se o PSD quer outro líder, força"

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaPortugal venceu a Noruega por 3-0. A escolha de adversário não foi por acaso: o selecionador acredita que o jogo de ontem foi contra uma equipa muito parecida com a Islândia, que irá ser adversária de Portugal no Euro. Na crónica do jogo, o Tiago Palma deixou um desejo: "Vamos acreditar que a Islândia é como a Noruega — e que Sigurdsson, Sigþórsson, Finnbogason e Gudjohnsen vão ser como King. E vamos acreditar que Éder, caso jogue, com ou sem a braçadeira, vai marcar em França."

Nuno Espírito Santo deverá ser o novo treinador do FC Porto. O técnico, que já foi guarda-redes do clube, assina contrato esta semana, segundo o JN.

O Rock in Rio acabou ontem depois de uns dias atribulados, com um concerto interrompido e outro cancelado. No final, houve Charlie Puth, Ivete Sangalo pela segunda vez e a eletrónica de Avicii. E, além da música, que mais houve no Parque da Bela Vista? Muito estilo, claro, como pode confirmar nesta fotogaleria com os melhores looks do festival. O Observador seguiu todo o Rock in Rio em liveblog - e vai fazer o mesmo noutros festivais de verão.

Informação relevanteO Observador esteve com Pedro Passos Coelho numa visita a Trás-os-Montes e, no regresso a Lisboa, numa avioneta bimotor, o líder social-democrata foi claro em conversa com a Rita Dinis: “Não tenho falta de confiança nem tenho medo. Não estou agarrado ao meu lugar. Se o PSD achar que há outro líder melhor do que eu, façam favor, eu não fico zangado”. Está dado o recado para dentro do partido - e para fora. Passos não muda e não quer mudar. E nem as eleições autárquicas, que o Presidente da República fixou como a data em que as coisas podem mudar no governo ou na oposição, o levam a pensar ir embora: “Fazer pior do que em 2013 em termos de score é muito difícil”. Aos militantes que querem ver António Costa cair, explica: “A economia não é uma ciência exata, mas também não é uma batata. Vai ser por aqui que cai”.

Marcelo Rebelo de Sousa está na Alemanha a tentar evitar que Portugal seja punido com sanções da União Europeia. Segundo o Presidente, "é muito importante" que a Alemanha compreenda os os sacrifícios feitos por Portugal. Um dos argumentos que vai usar é o do "sucesso apreciável" dos primeiros números da execução orçamental. Num Especial publicado ontem no Observador, a Catarina Falcão recorda tudo o que tem de saber sobre Angela Merkel, a mulher mais poderosa de Portugal.

A polémica dos contratos de associação saiu à rua em Lisboa. O protesto dos colégios privados juntou, segundo os organizadores, cerca de 40 mil pessoas, todas vestidas de amarelo. Traziam vários cartazes com frases como "Os nossos impostos podem escolher?". Dia 18 de junho é a vez das escolas públicas. Helena Matos escreveu um artigo de opinião no Observador sobre tudo isto: "Os padres, primeiro".

À frente desta próxima manifestação estará, seguramente, Mário Nogueira. O líder da Fenprof tem sido um dos apoiantes mais vocais do governo neste tema. O Observador fez-lhe uma entrevista de vida para perceber melhor um dos sindicalistas mais polémicos do país. Mário Nogueira falou à Marlene Carriço sobre o tempo nos escuteiros, sobre as atividades do pai na oposição ao Estado Novo e sobre os vários ministros da Educação com que se cruzou.

Os estivadores voltam hoje ao trabalho no Porto de Lisboa, ao fim de 40 dias de paralisação. Um dos textos do Observador mais lidos no fim de semana foi o artigo de opinião de José Manuel Fernandes sobre o tema: "Os estivadores venceram. A minha cidade e meu país perderam".

O ministro do Trabalho dá hoje uma entrevista aoJornal de Negócios a garantir que o “processo político” sobre adiferenciação da Taxa Social Única por tipo de contrato “vai avançar indiscutivelmente”. Mas se calhar só em 2018.

Também no Negócios, sai amanhã um artigo de Carlos Costa a defender a tese do "banco mau" como solução para os problemas de crédito malparado. O governador do Banco de Portugal descreve: “Não será um banco, uma vez que não receberá depósitos nem concederá crédito”.

O congresso do PS está marcado para o próximo fim de semana e, por agora, falam os críticos. Em entrevista ao Observador, Francisco Assis foi duro com António Costa. Um exemplo: "A coligação não trouxe nada de bom ao país". Outro: Costa tem todo o seu talento "ao serviço de um péssimo projeto". Outro ainda: Assis ficaria "satisfeito" se o Presidente vetasse as leis relativas às barrigas de aluguer. Vamos ver como o partido o recebe no sábado.

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 1.921 toneladas de alimentos na campanha deste fim de semana. Foimenos 8% do que no ano passado.

Foi um fim de semana com más notícias: um jovem de 17 anos morreu depois de cair de um carrossel nas festas do Senhor de Matosinhos; uma pessoa morreu e três ficaram feridas numacidente na A1, entre Fátima e Leiria; duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas numa colisão no IP2, em Nisa.

A Turquia ameaça bloquear o acordo com a União Europeia para reduzir o fluxo de migrantes. O que se passa? Ancara exige que os seus cidadãos deixem de precisar de visto para entrar no espaço Schengen; e, para que isso aconteça, a UE exige que a Turquia altere a sua definição de "terrorismo", que hoje em dia inclui académicos e jornalistas críticos do poder.

Os nossos Especiais

No sábado assinalaram-se os 90 anos do 28 de Maio, o movimento militar que deu início à ditadura. Num ensaio publicado no Observador, Rui Ramos escreve sobre o tema: "Dos tenentes de Maio aos capitães de Abril: o grande interregno da política portuguesa no século XX".

O Museu de Arte Antiga, em Lisboa, está na moda, por causa da aquisição do quadro de Domingos Sequeira e de outras iniciativas, por isso esta é capaz de ser uma boa altura para olhar para trás. Um novo livro da historiadora Joana Baião recorda José de Figueiredo, director daquele museu ente 1911 e 1937 e uma das principais figuras da história da arte em Portugal.

Notícias surpreendentes

A Arco Lisboa terminou ontem e teve, no total, perto de 13 mil visitantes. Houve críticas (pouco rasgo e muito conceito) mas também elogios. De qualquer forma, a feira de arte regressa a Portugal em maio de 2017.

O Dois.três.três, em Lisboa, é um restaurante para quem gosta de carne, para quem é vegan e para celíacos. A Sara Otto Coelho foi visitar este paraíso dos "esquisitinhos".

Vem aí o Dia da Criança, por isso é melhor começar a preparar-se para o Natal em junho. A Ana Dias Ferreira dá 25 sugestões de presentes.

São as 20 melhores fotos de noivos do mundo. O concurso, organizado pelo site de planeamento de casamentos Junebug Weddings, juntou imagens de 35 países e estes foram os vencedores.

E depois do noivado vem a parte difícil: quais são os truques para manter uma relação longa? Parece que são os detalhes. Um site de motivação, Power of Positivity, dá 15 conselhos em forma de desenhos. Pode ser que resulte.

E cá vai o trocadilho fácil: o truque do Observador para manter uma relação longa com os leitores é ter as notícias primeiro, com rapidez e rigor. Por isso, vá passando por aqui
Até já
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário