sexta-feira, 17 de junho de 2016

360º - GES: do rasto dos negócios em Angola ao arresto de bens para os lesados. E o Brexit ficou ferido de morte?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Auditoria europeia antes da luz verde à recapitalização da CGD? A hipótese está ser equacionada pela Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu e terá acordo do Governo português, de acordo com uma notícia da TSF. Se assim for, a comissão parlamentar de inquérito que o PSD requereu de forma potestativa só deve poder avançar depois do verão.
É sobre as críticas à realização dessa comissão de inquérito que escreve Rui Ramos.
A vacina BCG contra a tuberculose passa a ser administrada apenas a crianças de risco. A transição da vacinação universal para a proteção apenas de grupos de risco é considerado “um momento histórico”, só possível porque Portugal atingiu o número mais baixo de sempre de casos de tuberculose (20 por 100 mil habitantes).
As regras são para cumprir. Leia-se as sanções a Portugal e Espanha por défices excessivos. Quem o diz é o ministro das Finanças da Finlândia, mesmo elogiando os progressos feitos pelos dois paísesOs ministros das Finanças da União Europeia estão reunidos no Luxemburgo e um dos temas sobre a mesa é precisamente a discussão do adiamento da decisão de aplicar essas sanções.

A família de uma das vítimas dos atentados de Paris vai processar o Facebook, o Twitter e o Google. Acusa os gigantes das redes sociais de contribuírem para crescimento do Estado Islâmico.


Informação relevante
Quais eram os negócios angolanos do GES de Ricardo Salgado? São várias as revelações sobre a teia de relações do Grupo Espírito Santo com Angola. Entre elas a história das duas principais figuras do MPLA que tentaram comprar a Escom por 500 milhões. Ou de como o empreiteiro favorito de Salgado se fez sócio da irmã de José Eduardo dos Santos. Uma investigação do Luís Rosa.

E se há quem siga o rasto do dinheiro do GES, há quem tenha a beneficiar com o arresto de bens do Grupo Espírito Santo. Os lesados do BES podem vir a ser indemnizados graças aos 1,8 mil milhões que foram confiscados a Ricardo Salgado e a outros administradores do grupo financeiro. A notícia foi do Edgar Caetano.

E o BES pode custar mais milhões para compensar os credores escreve hoje o  Jornal de Negócios.

E a uma semana do referendo inglês à saída da União Europeu, o Brexit pode ter sido ferido de morte. Uma deputada trabalhista pró Europa foi baleada na rua e acabou por morrer. O homicídio de Jo Cox, aos 41 anos, levou a que todos os líderes suspendessem de imediato a campanha. Os motivos do ataque e os pormenores ainda não são conhecidos, mas o atirador, (um nacionalista com problemas mentais) terá gritado "Britain First", nome do partido de extrema direita eurocético e anti-imigração. Terá dado um tiro também no Brexit?

E quão real é o risco do Reino Unido sair mesmo da UE?Depois das últimas sondagens, os responsáveis europeus estão a levar a possibilidade a sério e os bancos centrais também se estão a preparar. E os mercados? Esses, nem tanto assim.

Já agora, descubra quais são os fundos portugueses mais expostos ao Reino Unido. E saiba se é razão para ficar preocupado.

De volta a Portuga e à economia nacional, não há opiniões dissonantes. Vão todas no mesmo sentido. Depois dos alertas sobre a situação portuguesa por parte doCommerzbanko Mecanismo Europeu de Estabilidade fez novo (mas o mesmo) aviso: Portugal não tem margem para adiar reformas. E a Moddy's acrescentou: sem crescimento, Portugal precisará de medidas adicionais. Quais são as palavras que ainda não percebemos?

E qual o futuro político reservado a Luís Montenegro?Há quem lhe aponte a liderança do PSD. Marcelo não faz prognósticos, mas diz que ele terá "muitos sucessos políticos nos próximos anos". Além de elogiar Montenegro, o Presidente também convocou o Conselho de Estado para dia 11.

Portugal tem menos habitantes e cada vez estão mais velhos. Os dados revelados pelo INE sobre a demografia nacional são pouco animadores. Estes 10 gráficos mostram isso mesmo.

No Brasil, as secretas estão a monitorizar um grupo criado pelo Estado Islâmico que comunica em portuguêsatravés do serviço de mensagens Telegram.

Por falar em Estado Islâmico, depois do ataque no clube gay de Orlando, o grupo Anonymous entrou em várias contas no Twitter do ISIS e publicou mensagens de apoio à comunidade LGBTi.



Os nossos Especiais
Os primeiros cem dias de Marcelo em Belém foram o que se sabe. Marcelo foi, Marcelo viu, Marcelo visitou, Marcelo disse, Marcelo esteve omnipresente. 250 iniciativas até agora (o número já se desatualizou seguramente a esta hora) e apenas 19 dias em silêncio. "Marcelomania", chama-lhe Santana, neste balanço da Rita Tavares e da Rita Dinis. O título é só o aperitivo. "Cristo pode não ter descido à terra, mas Marcelo está em toda a parte".

O Europeu dos resultados curtinhos continua e o das surpresas também. A Polónia empatou sem golos com a poderosa Alemanha no último jogo da noite de ontem. À tarde, aIrlanda do Norte tinha feito história, ao vencer o primeiro jogo nesta sua estreia em europeus, afastando da prova a Ucrânia. E aInglaterra só se salvou no último minuto, frente ao seu vizinho Gales.

A história do dia veio precisamente deste jogo entre ingleses e gauleses. O médio galês do Crystal Palace Joe Ledley esteve em campo e isso seria normal não fosse o facto de ele terpartido uma perna há apenas um mês.


Notícias surpreendentes
Há cidades inteiras escondidas debaixo da floresta do Camboja. Esta é uma das principais descobertas arqueológicas dos últimos tempos, conseguida graças a tecnologia Lidar. Só para imaginar, o templo mais conhecido -- Angkor Wat --, é um grão de areia ao lado do que agora foi revelado.

Há um novo arquivo digital com a história do fado. O Tiago Pereira fez uma visita virtual a este inventário com mais de 30 mil repertórios, fados gravados desde o início do séc. XX.

Do Bairro da Pasteleira, no Porto, até à ilha da Madeira e ao sempre espetacular fogo de artifício, aproveite o bom tempo (sim, a chuva já foi, vai fazer calor) e aceite as nossassugestões para um fim de semana em cheio.

E para se sentir ainda melhor, saiba que há dez ingredientes que deve levar da cozinha para a casa de banho. Em nome de uma beleza natural, sobretudo para elas.

Kim Kardashian não é bem natural, mas acha-se bela. Evolta a aparecer nua (ou quase), como habitual, na capa da revista GQ americana.

Um grupo de especialistas em design elegeu os 14 piores logótipos de todos os tempos. A convite do site Quora, elesnão pouparam a imagem da Microsoft, nem a do Ebay, ou da Uber.

Sobre o Google não há críticas e motor de busca sabe o que é boa publicidade. Por isso divulgou a história de uma avozinha que faz pesquisas pedindo sempre por favor no início e agradecendo no fim. Ao que a Google responde, claro.

No Observador também não nos poupamos para lhe levar a melhor informação e agradecemos-lhe sempre por nos preferir. Por isso, por favor, vá passando por cá. Sábado estaremos em direto para seguir ao minuto o segundo jogo de Portugal no Europeu, à espera de uma vitória frente à Áustria. Até lá, muita notícia correrá por aqui.

Uma sexta-feira feliz e produtiva, um bom fim de semana e muito obrigada

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário