sexta-feira, 17 de junho de 2016

Obama: “Se não agirmos, vamos continuar a ter massacres destes”

Presidente norte-americano esteve com o vice-presidente, Joe Biden, em Orlando e deixou outra mensagem de contestação às armas.
Barack Obama e Joe Biden, presidente e vice-presidente dos Estados Unidos, estiveram ontem em Orlando com familiares das vítimas do massacre do passado domingo na discoteca "Pulse", do qual resultaram 49 mortos e 53 feridos, depositando flores num memorial dedicado à tragédia. Em seguida, Obama discursou e não deixou dúvidas: "Se não agirmos, vamos continuar a ter massacres destes, porque teremos decidido permitir que continuem", afirmou, citado pela imprensa norte-americana.
A meio ano do final do mandato, o chefe de Estado continua a tentar que o Congresso aprove legislação para o controlo de armas, admitindo que não o ter conseguido é a maior das suas frustrações. Ao mesmo tempo, lamenta que os políticos permitam que o acesso às armas "muito potentes" seja fácil "no plano legal para qualquer terrorista".
Obama convidou os defensores do acesso simples às armas de assalto a conhecer familiares de vítimas: "Mais uma vez abracei famílias de luto e perguntaram-me por que razão isto continua a suceder. Não lhes importam os aspectos políticos, nem a mim - este debate tem de mudar", sustentou.
Mantendo a convicção da luta contra o terrorismo no estrangeiro, Barack Obama insistiu na necessidade de limitar o acesso às armas para impedir que haja mais ataques solitários de inspiração jihadista do género do que aconteceu em Orlando. "É impossível detectar cada pessoa perturbada", disse, "mas é possível limitar os danos que podem causar."
Em relação aos familiares das vítimas, Obama deixou uma mensagem simples: "Os nossos corações também estão destruídos. Estamos ao vosso lado."

Fonte: economico
Foto: reuters


Nenhum comentário:

Postar um comentário