sábado, 4 de junho de 2016

Escavações arqueológicas em São Julião na Branca retomam em agosto


O Município de Albergaria-a-Velha e o Centro de Arqueologia de Arouca estão a aceitar voluntários para as escavações arqueológicas em São Julião, na freguesia da Branca, que vão ser retomadas entre 1 e 19 de agosto. Os interessados em participar no projeto podem fazer a sua inscrição até ao dia 8 de julho.

A estação arqueológica de São Julião reporta-se a um povoado do fim da Idade do Bronze, entre 1000 e 700 anos antes de Cristo. Os primeiros trabalhos de prospeção e caracterização foram efetuados nos anos 90 do século passado, tendo sido retomados em 2014. Ao longo das várias campanhas arqueológicas, tem sido possível identificar importantes vestígios da ocupação do local com cerca de três mil anos, designadamente restos das estruturas em pedra e terra que delimitavam o povoado e fragmentos de louça e outros objetos utilizados à época.

Há dois anos, foi ainda descoberta uma sepultura, um achado considerado muito raro.
No monte de São Julião os voluntários irão trabalhar em conjunto com arqueólogos do Centro de Arqueologia de Arouca. Não obstante ser um trabalho especializado, próprio de uma atividade científica, os participantes receberão o devido apoio técnico. O esforço físico não é muito exigente e privilegia-se o trabalho em equipa.

As escavações decorrem entre as 9h00 e as 17h00, com uma hora para almoço. Os voluntários podem inscrever-se a partir dos 18 anos e participar pelo período mínimo de uma semana. A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha disponibiliza o transporte entre o centro da cidade e o local das escavações, almoço na cantina municipal, seguro e um diploma de participação.


Os interessados em participar nas escavações arqueológicas em São Julião podem fazer a sua inscrição na Câmara Municipal ou no Centro de Arqueologia de Arouca. No primeiro caso podem utilizar o número de telefone 234 529 300 ou o endereço de correio eletrónico geral@cm-albergaria.pt. Os contactos do Centro de Arqueologia de Arouca são: 919 759 344, 918 959 052 ou c.arqueo.arouca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário