sábado, 4 de junho de 2016

Isaura Lalanda expõe obras sobre moinhos na Biblioteca Municipal


A artista Albergariense Isaura Lalanda presta homenagem aos moinhos portugueses na exposição “Nas Pás dos Ventos”, que será inaugurada amanhã, 3 de junho, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.

“Nas Pás dos Ventos” é constituída por 17 quadros em tinta-da-china e aguarela que representam vários moinhos do Concelho de Albergaria-a-Velha, bem como da região de Aveiro e do arquipélago dos Açores, onde Isaura Lalanda tem raízes familiares. “Nesta mostra podemos ver de tudo se olharmos com os olhos da alma, lá encontraremos invernia nas pás da aragem calma”, explica a escritora e poetisa do Faial, Manuela Bulcão, que tem acompanhado o percurso da artista Albergariense. A acompanhar os quadros estarão miniaturas de vários objetos relacionados com a Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha.

Isaura Lalanda nasceu em 1963, em Albergaria-a-Velha, e herdou do pai, António Lalanda, o gosto pelo desenho artístico. Aos seis anos começou a pintar pedras que apanhava na praia e durante o ensino primário participou em alguns concursos escolares. Tirou um curso de Artes Decorativas na Escola de Belas Artes do Porto, tendo também formação em desenho e projetos de construções mecânicas. Domina várias técnicas de pintura, como a aguarela, tintada-china e óleo. Tem trabalho ainda na área da cerâmica, com destaque para a pintura em azulejo. Isaura Lalanda tem apresentado a sua obra em várias exposições individuais e coletivas desde 1988. Foi uma dos 20 artistas a participar na 1.ª Exposição Coletiva de Pintores Albergarienses, em fevereiro de 2014.


A exposição “Nas Pás dos Ventos” está patente até 30 de junho, mês em que se celebra o pão – desde a moagem do cereal até ao produto final – no Festival Pão de Portugal. O evento tem lugar entre os dias 10 e 12 na Quinta da Boa Vista/Torreão, que integra a Biblioteca Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário