sábado, 4 de junho de 2016

GESTORES DA TAP RECLAMAM 6,8 MILHÕES DE PRÉMIOS DE ANOS COM ELEVADOS PREJUÍZOS


 
José Sena Goulão / Lusa
Fernando Pinto, presidente da TAP
Fernando Pinto, presidente da TAP
O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, e a sua equipa de administradores reclamam à empresa estatal Parpública mais de 6,8 milhões de euros em prémios de gestão relativos ao desempenho entre 2006 e 2011, apesar dos resultados negativos apresentados pela companhia de aviação nalguns desses anos.
Segundo o Observador, Fernando Pinto e os administradores executivos Michael Connoly, Luiz Môr, Manoel Torres e Luís Vaz reclamam o pagamento de mais de 6,8 milhões de euros da Parpública.
A empresa de capitais públicos era a única accionista da TAP até à privatização da transportadora aérea, em 2015.
Os cinco gestores terão recebido 1,8 milhões de euros de prémios relativos a 2006 e 2007, mas reclamam que ainda têm direito a outras compensações por objectivos cumpridos, no âmbito do contrato de gestão assinado com a TAP.
Só relativamente a 2008, os cinco elementos dizem ter direito a cerca de 1 milhão de euros de prémios de gestão. Neste exercício, a TAP SGPS teve prejuízos de 288 milhões de euros, enquanto a TAP, SA apresentou resultados negativos da ordem dos 209 milhões de euros.
Entre 2008 e 2001, a TAP, SGPS apresentou prejuízos acumulados de cerca de 425 milhões de euros, muito por culpa da compra da empresa brasileira VEM, concretizada pela administração de Fernando Pinto.
Apesar disso, os cinco gestores alegam que têm direito a prémios de gestão e apresentam como prova disso uma série de e-mails trocados, em Outubro de 2009, com Isabel Nisa Malaquias, a assessora do ex-secretário de Estado Adjunto e das Obras Públicas, Paulo Campos.
O diferendo entre a equipa de gestão da TAP e a Parpública arrasta-se desde 2007, com a empresa estatal a não reconhecer as argumentações dos administradores, que levaram o caso para tribunal.
ZAP
Comentário: conheço duas aves de rapina poderosas a saber: o abutre e o quebra ossos. estes senhores devem pertencer àquela espécie de aves. O abutre devora a carne  até ao osso, por sua vez, o quebra ossos, desce  e agarra o osso, levanto-o às alturas, deixando-o cair em pontos estratégicos para o desfazer, comendo os pedaços.
A TAP dá prejuízo sob a administração daqueles senhores, como se isso não bastasse, sentem-se no direito de serem recompensados. Triste País, o que fazem de ti..
J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário