terça-feira, 7 de junho de 2016

Pelo menos 11 mortos e 34 feridos no atentado de Istambul

O atentado bombista ocorrido esta terça-feira em Istambul fez pelo menos 11 mortos e 36 feridos, disse aos jornalistas o governador da cidade, Vasip Shain.

"Sete polícias e quatro civis perderam a vida no ataque que tinha como alvo as autoridades policiais", especificou o governador do bairro histórico de Beyazite, em Istambul, onde ocorreu o atentado.

O atentado ocorreu quando o veículo da polícia circulava perto de uma paragem de autocarros públicos no bairro de Vezneciler. Aparentemente, a bomba foi activada por controlo remoto, escreve a agência espanhola Efe.

A CNNTürk indica que várias ambulâncias e carros da polícia deslocaram-se para o local da explosão, onde imagens mostram vários veículos calcinados. A polícia isolou a área, não permitindo o acesso até 500 metros do local do atentado.

Algumas testemunhas disseram que ouviram uma segunda explosão após o atentado, mas esta foi provocada por uma fuga de gás, segundo a Efe.

A Turquia permanece há vários meses em estado de alerta devido a uma sucessão de ataques relacionados com o conflito curdo ou atribuídos ao grupo Estado Islâmico (EI).

Em Fevereiro e Março, dois atentados com viaturas armadilhadas provocaram cerca de 60 mortos no centro de Ancara, a capital turca. Foram reivindicados pelos Falcões da liberdade do Curdistão (TAK), um grupo radical e dissidente do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que em 1984 desencadeou uma rebelião armada contra o Estado turco pela autonomia do Curdistão turco, com provocou mais de 40 mil mortos.

A 12 de Maio, oito pessoas ficaram feridas na explosão de uma viatura armadilhada perto de um quartel militar na zona asiática de Istambul.

A Turquia tem levado a cabo uma ofensiva contra o PKK no sudeste do país, de maioria curda, na sequência do fim do cessar-fogo de dois anos, no verão de 2015.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário