terça-feira, 26 de julho de 2016

DETIDO AMIGO DO ATIRADOR DE MUNIQUE QUE CONHECIA PLANO DO ATAQUE


 
(dr) Bild
Ali David Sonboly, o jovem de 18 anos que matou 9 pessoas num centro comercial em Munique, na Alemanha
Ali David Sonboly, o jovem de 18 anos que matou 9 pessoas num centro comercial em Munique, na Alemanha
Um jovem afegão de 16 anos, amigo do atirador que matou nove pessoas na sexta-feira, em Munique, na Alemanha, foi detido hoje por suspeitas de conhecer os planos do ataque, anunciou a polícia local.
“Suspeitamos que este rapaz de 16 anos pode ter sabido do plano”, disse a polícia do estado da Baviera num comunicado.
Trata-se da primeira detenção nesta investigação da polícia, na sequência do tiroteio levado a cabo por Ali David Sonboly, um alemão-iraniano de 18 anos, que se suicidou após os disparos que também provocaram 27 feridos.
O atirador tinha em casa documentação sobre outros episódios de caos do género, e chegou a visitar um dos locais deste tipo de tragédias.
O ministro do Interior da Baviera, Joachim Herrmann, confirmou este domingo, em declarações à emissora regional BR, a obsessão do jovem “há muito tempo” por este tipo de matanças sangrentas, como a protagonizada pelo norueguêsAnders Breivik.
Ali David Sonboly, que se suicidou depois de protagonizar umtiroteio num centro comercial em Munique, visitou a localidade de Winnenden, no sudoeste da Alemanha, onde um outro jovem de 17 anos, Tim Kretschmer, assassinou 15 pessoas do seu antigo colégio em 2009.
O ministro explicou que o rapaz alemão-iraniano visitou, há cerca de um ano ou dois, a localidade de Winnenden.
O autor do tiroteio em Munique terá descarregado da internet textos sobre Breivik, que há cinco anos realizou um duplo atentado que resultou em 77 mortes na Noruega.
A procuradoria alemã informou hoje que o jovem de 18 anos estava em tratamento psiquiátrico por ansiedade e depressão e tinha medicamentos em casa, mas ainda não se sabe se estava a tomá-los.
O autor do ataque de Munique não terá escolhido as suas vítimas, declarou o procurador chefe Thomas Steinkraus-Koch.
O jovem estaria a preparar o ataque desde há um ano, afirmou hoje também o chefe do escritório de investigação criminal da Bavária, Robert Heimberger.
/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário