sábado, 9 de julho de 2016

Sabe porque é que não se disputa o terceiro lugar no Euro?

Ao contrário daquilo que acontece no Campeonato do Mundo, no Europeu de futebol não de disputa o terceiro e o quarto lugar. A justificação para isto remonta ao século passado.
A última vez que se disputou o terceiro e quarto lugar foi em 1980. Nesse ano, a Checoslováquia derrotou a equipa da casa, a Itália, e conquistou o terceiro lugar do pódio.
A justificação para a decisão está relacionada com a falta de público para estes jogos. Em 1980, cerca de 27 mil pessoas assistiram ao jogo da Itália contra a Checoslováquia. Ainda assim, estes números foram superiores aos registados em 1976 (7 mil), 1972 (6 mil) ou 1964 (4 mil).
Um outro elemento que ajuda a compreender o fim do jogo do terceiro e quarto lugares resulta da mudança de regras na UEFA. Até 1976, apenas quatro seleções podiam disputar a fase final do Euro. Quem vencesse os primeiros jogos disputava a final e os derrotados competiam pelo terceiro lugar.
Em 1980, o torneio foi disputado por oito equipas, divididas em dois grupos. Os vencedores de cada grupo, Alemanha e Bélgica, disputaram a final e os segundos classificados a medalha de bronze. Em 1984, foi mantido o formato de oito equipas e pela primeira vez não se jogou a decisão do terceiro lugar. Curiosamente, Portugal caiu nas meias-finais contra a França e perdeu a oportunidade de alcançar o terceiro lugar.
Fonte: jn

Nenhum comentário:

Postar um comentário