quarta-feira, 17 de agosto de 2016

“Portugal Sou Eu” reforça posição com a entrada da CCP, CONFAGRI, APED, AHRESP, AICEP e Turismo de Portugal

O Modelo de Governação da Fase II do “Portugal Sou Eu”, assinado hoje em sessão solene no Ministério da Economia, alarga o perímetro de influência e o âmbito de intervenção do programa com a entrada de seis novas entidades: CCP, CONFAGRI, APED, AHRESP, AICEP e Turismo de Portugal.
Para o Conselho Estratégico entram como novos membros efetivos a CONFAGRI, do lado as confederações, com especial enfoque junto do sector cooperativo, e o Turismo de Portugal e a AICEP, do lado das entidades públicas, que vêm reforçar áreas de intervenção relevantes para a economia nacional, tornando assim o programa ainda mais inclusivo e reforçando o papel consultivo e orientador do Conselho Estratégico.
No Órgão Operacional, responsável pela gestão do “Portugal Sou Eu”, a entrada das novas entidades promotoras, a CCP, a APED e a AHRESP, vem dar um novo impulso ao programa, permitindo alargar com eficácia o âmbito de atuação aos setores da grande distribuição, do comércio a retalho e por grosso, os serviços, a restauração, hotelaria e serviços afins.
Nesta II Fase, o Órgão Operacional é gerido e formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, a quem compete coordenar este mesmo órgão.
O plano de ação do “Portugal Sou Eu” visa a articulação entre três eixos de atuação complementares dirigidos aos Consumidores (promover e informar acerca da origem dos produtos e serviços e para a valorização da produção nacional); às Empresas (aumentar a visibilidade da oferta de produtos e serviços do universo das PME e da sua comercialização) e à Administração Pública (sensibilizar para reforçar a aproximação às PME).
Com o objetivo de envolver a sociedade civil, em particular o movimento associativo, oConselho Estratégico é composto por três tipos de entidades: confederações, associações e entidades públicas, privilegiando as diferentes competências e experiências. O membro do Governo com a tutela do programa “Portugal Sou Eu” (Secretário de Estado Adjunto e do Comércio) preside ao Conselho Estratégico.
Assim, o Conselho Estratégico do “Portugal Sou Eu” passa integrar como membros efetivos, do lado das confederações, a CIP, a CAP, a CTP, a CCP e a CONFAGRI, do lado das associações, a AEP, a AIP, a APED, a AHRESP e a ANMP, e do lado das entidades públicas o IAPMEI, a DGAE, a DGC, o IPQ, o GPP, o TP e a AICEP.
Sobre o “Portugal Sou Eu”
O programa “Portugal Sou Eu” foi lançado em Dezembro de 2012 pelo Governo de Portugal  para melhorar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia.
No portal www.portugalsoueu.pt estão registadas mais de 1.400 empresas nacionais, cujos produtos ou serviços estão em processo de qualificação.
Para reforçar a divulgação, o programa lançou a APP “Portugal Sou Eu”, uma aplicação disponível no facebook, iOS, Android e Windows Phone, que permite identificar mais de 3 mil pontos de venda com produtos com o Selo do programa.

São já várias as figuras públicas de diversos quadrantes da sociedade portuguesa que aceitaram o convite do Ministério da Economia para serem Embaixadoras do projeto. Através dos seus testemunhos e da presença em eventos, os 16 Embaixadores do “Portugal Sou Eu” (Carlos Coelho, Carolina Piteira, Cláudia Vieira, Cristina Ferreira, Cuca Roseta, Fátima Lopes, Fernanda Freitas, Fernando Gomes, Henrique Sá Pessoa, Júlio Isidro, Júlio Magalhães, Justa Nobre, Luís Buchinho, Luís Onofre, Rosa Mota e Vítor Sobral) têm contribuído, através da participação em ações diversas, para sensibilizar e divulgar a iniciativa por todo o país.
Foto:portugalsoueu.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário