segunda-feira, 19 de setembro de 2016

360º - Quer saber se pertence à classe média? Não pergunte aos partidos

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!

Enquanto dormia
O Presidente da República chegou esta madrugada a Nova Iorque, onde vai participar na 71.ª sessão da Assembleia Geral da ONU. Marcelo Rebelo de Sousa vai encontrar-se com muita gente, como o Rei de Espanha e o Presidente do Brasil. Durante o voo, o Presidente refugiou-se num pouco habitual regime de silêncio. Quando lhe perguntaram sobre o novo imposto no imobiliário, respondeu: "O Presidente da República deve-se silenciar para estar de mãos livres para analisar o Orçamento". E quando lhe pediram a opinião sobre a nova proposta do governo que pretende dar ao fisco maior acesso às contas bancárias, insistiu: "Eu só posso pronunciar-me sobre diplomas que recebo. Em relação a diplomas que não recebo, ou ainda não recebi, não me pronuncio".

O Sporting teve ontem a sua primeira derrota no campeonato, por 3-1, frente ao Rio Ave. Na crónica do jogo, o Tiago Palma apostou que esta noite os sportinguistas iriam ter um pesadelo com o canhoto Gil Dias.

O FC Porto empatou com o Tondela e o Rui Miguel Tovar fez um grande sacrifício a ver o jogo. Na sua crónica do jogo, escreve: "Inaceitável, a primeira parte. Curiosa, só curiosa, a segunda". E conclui: "O bom futebol está fechado para obras, venha de lá uma semana de descanso."

Na noite dos Emmy houve dois grandes vencedores. "A Guerra dos Tronos" tornou-se na série de TV mais premiada de sempre. E "O Caso de O.J." foi a mais premiada da noite, com cinco vitórias. A lista completa de vencedores está aqui. E aquitem as mais bem vestidas da noite, com caudas longas, muito longas.


Informação relevante
Classe média? Qual classe média? A esquerda fala em classe média - diz que os novos impostos a defendem, porque a deixam do lado de fora. A direita fala em classe média - diz que os novos impostos a prejudicam, porque a deixam do lado de dentro. Toda a gente fala em classe média, toda a gente quer defender a classe média - mas, tudo visto e somado, alguém sabe o que é a classe média? A Rita Dinis foi perguntar aos vários partidos e o único que quis responder de forma mais completa foi o Bloco. Se algum leitor quiser saber se pertence à classe média, o melhor é ir perguntar a outro lado.

Foi a frase mais importante do fim de semana. Mariana Mortágua foi convidada para uma conferência do PS e, comentando os recentes anúncios de novos impostos, afirmou:"Temos de perder a vergonha e ir buscar a quem está a acumular dinheiro". E insistiu: "Cabe ao PS, se quer pensar as desigualdades, dizer o que acha deste sistema capitalista e encontrar alternativa a este sistema". Como é que os socialistas da plateia reagiram? Com um enorme aplauso.

O CDS reagiu logo. Adolfo Mesquita Nunes perguntou ao PS se, de facto, pretende fazer a vontade ao BE e "perder a vergonha de ir tributar quem acumula dinheiro, ou seja, quem poupa".

E o PCP, no meio disto tudo? Com tanta agitação na área fiscal, Jerónimo de Sousa optou pela cautela. Sobre o novo imposto imobiliário, disse que "um milhão de euros é um bom início de conversa", deixando para trás os 500 mil do Bloco. E sobre o acesso a contas bancárias, avisou: "As famílias têm de ter o direito à privacidade em relação à sua vida e ao dinheiro que cada um ganhou a trabalhar. É preciso um equilíbrio". O PCP mantém as suas exigências para o novo Orçamento: quer um aumento real das pensões.

No Observador, temos dois artigos de opinião sobre as declarações marcantes (para dizer o mínimo) de Mariana Mortágua. Helena Matos escreve em "Vergonha? Disse vergonha?": "Quando a sala socialista 'rompe num aplauso' após Mariana Mortágua ter defendido o seu modelo leninista de confisco, estamos perante um facto que nos vai marcar no futuro: o PS deixou de ser confiável". E Paulo Ferreira escreve em "E o sol brilhará para todos nós": "Acumular poupanças em Portugal para quê, se os partidos que apoiam o Governo estão a perder a vergonha para vir cá buscá-las?".

Afinal, era ao contrário. As declarações que o "Correio da Manhã" tinha atribuído ao presidente do Grupo Lena (e que supostamente provariam a corrupção a José Sócrates) foram ditas pelo procurador Rosário Teixeira. O jornal corrigiu assim a sua manchete de sexta-feira.

José Sócrates continua a sua actividade política. No final desta semana, é um dos convidados da Universidade de Verão do PS em Lisboa. Vai falar sobre "Política Externa e Globalização".

Esta manhã, houve uma explosão controlada em Nova Jersey, enquanto um robot da polícia tentava desarmadilhar uma possível bomba num caixote de lixo. A região de Nova Iorque ainda está em alerta depois de um fim de semana perigoso: no sábado, explodiu uma bomba no bairro de Chelsea, provocando 29 feridos. Um outro artefacto tinha rebentado num caixote de lixo em Nova Jersey, sem feridos. E uma terceira bomba foi desarmada pela polícia. Segundo as autoridades, estes actos de terrorismo não têm ligações a nenhuma organização internacional.
Já no Minnesota foi diferente: o Estado Islâmico reivindicou um ataque à faca num centro comercial que feriu oito pessoas.

Na Rússia (surpresa!), Putin anunciou que o seu partido venceu as eleições parlamentares, pouco depois de serem conhecidas as sondagens: "Já se pode anunciar com segurança. O partido obteve um resultado muito bom. Ganhou".

Já Merkel teve uma enorme derrota nas eleições regionais em Berlim. O seu partido teve apenas 18%, enquanto a direita populista e anti-imigração chegava aos 12%. Não havia nada assim desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Esta votação é mais um sinal de que há problemas na Europa. E a recente cimeira de Bratislava não os resolveu. Este sábado, num Conversas à Quinta especial, José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto conversaram sobre as diferenças na União Europeia. Pode ver o debate aqui.

Terminaram os Jogos Paralímpicos no Rio e os atletas portugueses superaram-se: com o quarto bronze, ganho por Manuel Mendes na maratona, Portugal conseguiu mais medalhasdo que em Londres em 2012.


Os nossos Especiais

Uma semana de trabalho de apenas quatro dias, com um fim de semana de três, parece-lhe uma boa ideia? Não é o único. Vários especialistas aconselham essa solução para melhorar o ambiente, a saúde e a produtividade. A Ana Cristina Marques foi ouvi-los.

"Os pais de crianças com deficiência têm pânico de morrer." A frase, que faz qualquer um parar para pensar, é de Fernando Fontes, autor do ensaio Pessoas com deficiência em Portugal, da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Numa entrevista ao Observador, conta à Catarina Marques Rodrigues tudo o que viu e aprendeu sobre este assunto.

Notícias surpreendentes

Herman José estreia no dia 21 um novo programa na RTP. Antes, respondeu às perguntas do Observador. Mas não com palavras - com desenhos. Pode ver o resultado neste vídeo.

Há alguma maneira de ofender alguém com muito amor? Errr..., bem, parece que há pelo menos 20. A página de Facebook "Never Stay Dead" explica como.

Há filmes em que a música é o melhor de tudo (de certeza que já apanhou algum assim). O site The Playlist escolheu as 50 melhores bandas sonoras de sempre e vale a pena percorrer a lista. Veja aqui - e ouça.

Carne maturada. Começa a salivar só de ouvir estas duas palavras? Então o seu novo melhor amigo é o Tiago Pais, que fez um roteiro de onde pode comer (e comprar) a melhor carne de Lisboa.

Se prefere fruta, então leia antes este texto, sobre uma empresa que entrega bandejas de fruta já cortada.

Agora que o Observador já tratou da sua alimentação, está pronto para mais um dia cheio de notícias. Vá passando poraqui, onde elas vão estar sempre atualizadas.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa



Nenhum comentário:

Postar um comentário