segunda-feira, 19 de setembro de 2016

CORREIO DA MANHÃ CORRIGE NOTÍCIA SOBRE SUBORNOS A SÓCRATES


 
Joaquim Paulo Conceição, CEO do Grupo Lena
Joaquim Paulo Conceição, CEO do Grupo Lena
O Correio da Manhã retificou este domingo a manchete de sexta-feira segundo a qual o presidente do Grupo Lena teria confirmado que foram pagas comissões ao ex-primeiro-ministro José Sócrates, atribuindo agora essas declarações ao procurador do Ministério Público.
O jornal admitiu o erro e pediu desculpa a Joaquim Paulo Conceição, atribuindo ao procurador Rosário Teixeira a frase que sustentou a notícia da manchete: “O Grupo Lena procurou apoio do poder político através de Sócrates, a quem pagava”.
O Correio da Manhã atribuiu esta frase ao presidente do grupo Lena, durante o depoimento no Departamento Central de Investigação Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito da Operação Marquês.
Apesar da retificação, o jornal refere, no entanto, que “reafirma o essencial dos factos relatados“.
Na sexta-feira, Joaquim Paulo da Conceição negou “total e categoricamente” que, no âmbito do processo da Operação Marquês, reconheceu ter feito pagamentos ao ex-primeiro-ministro José Sócrates para conseguir negócios para as suas empresas.
Em comunicado, Joaquim Paulo da Conceição negou, “na totalidade do seu conteúdo”, a manchete da edição do Correio da Manhã de que confessara ter feito pagamentos a José Sócrates.
Também os advogados de defesa de José Sócrates afirmaram que o presidente do Grupo Lenadeclarou nunca ter pago “o que quer que fosse” ao seu constituinte nos depoimentos que fez no âmbito do processo.
José Sócrates, 59 anos, foi o primeiro ex-chefe do Governo a ser detido preventivamente em Portugal, indiciado por corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.
Entre os arguidos no processo estão o ex-administrador da CGD e antigo ministro socialista Armando Vara e a sua filha Bárbara Vara, Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, João Perna, antigo motorista do ex-líder do PS, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Inês do Rosário, mulher de Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro e o empresário luso-angolano Helder Bataglia.
Na quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR) informou que concedeu mais 180 dias para a “realização de todas as diligências de investigação consideradas imprescindíveis” na Operação Marquês.
/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário