segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O Valor da Dádiva de Sangue

Lucas da Silva *
Resultado de imagem para doar sangue imagensSabemos hoje que o sangue é um tecido constituído por várias células sanguíneas, suspensas num líquido que se chama plasma. O plasma é constituído por água, sais minerais, moléculas hidrossolúveis, como por exemplo a glucose e proteínas. As células sanguíneas são glóbulos vermelhos ou eritrócitos, os glóbulos brancos ou leucócitos e as plaquetas. É a medula óssea que se encarrega da sua produção, sendo constantemente renovadas. O sangue tem funções muito importantes e complexas entre as quais o transporte do oxigénio, nutrientes, hormonas, dióxidos de carbono e outros produtos do catabolismo.

Há cerca de seis mil anos atrás os hebreus julgavam que a vida estava no sangue (Lev. 17:11), pelo que o ser humano não podia manuseá-lo a seu bel-prazer. Por este motivo, ainda hoje há quem se oponha a receber transfusões de sangue em caso de acidente ou doença. Porém, é evidente que alguém morra de uma síncope cardíaca, ou de um enfarte, perde a vida sem derramar uma gota de sangue. Perante tal facto constatamos que a vida não esta no sangue. Porém, sem sangue suficiente no corpo não pode existir vida.

Há mais de quarenta anos que sou dador benévolo de sangue. Iniciei esta prática voluntária em consequência duma doença grave que vitimou o meu filho não obstante ter recebido várias transfusões de amigos e familiares.

Como cristão confesso não vejo nada na Bíblia Sagrada que me leve a recusar a transfusões de sangue ou que me proíba de doar sangue ao meu semelhante que necessitar dele; antes pelo contrário. O acto altruísta de Jesus – "dou a minha vida, ninguém a tira de mim" Jo. 10:17; o amor que o levou à cruz para expiar os pecados da humanidade; o derramamento do seu sangue para remissão da culpa dos pecadores são ensinos bíblicos que me levam a interpretar o mandamento de Jesus: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." Jo. 1512,13.

Doar sangue é partilhar a nossa vida com o nosso semelhante; doar sangue é mais que um acto altruísta; é a demonstração máxima de amor ao seu semelhante, mesmo que o desconheçamos.

_________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário