domingo, 4 de setembro de 2016

Hora de Fecho: “Cozinhei para Bush, Obama e mais uns sacanas"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Nasceu numa família de cozinheiros e foi um miúdo difícil. Hans Neuner passou por cozinhas de topo, preparou banquetes para Elizabete II e para Mandela. Trouxe duas estrelas Michelin para o Algarve.
Um carro despistou-se este domingo no distrito de Aveiro e caiu à ria, onde ainda se encontra submerso. No interior seguiam dois ocupantes, que acabaram por morrer.
Várias pessoas idosas e outras com mobilidade reduzida foram retiradas das suas casas, devido ao incêndio que lavra em Monchique. Estão no local 411 operacionais, 127 veículos e oito meios aéreos.
João e de Maria Nascimento foram mortos na sexta-feira na sequência de um assalto. O suspeito, Edward Kyle Roberts, de 31 anos, foi detido no sábado pelas autoridades canadianas.
Madre Teresa de Calcutá foi canonizada este domingo numa cerimónia que decorreu na Praça de São Pedro, no Vaticano. A missa de canonização contou com a assistência de mais de 100 mil pessoas.
A chegada do presidente norte-americano à China foi conturbada. Hoje Obama sublinhou as diferenças que separam a China dos Estados Unidos no campo dos direitos humanos e da liberdade de imprensa.
A primeira-ministra britânica, Theresa May, advertiu para a possibilidade de "dificuldades nos próximos tempos" para a economia britânica. E pôs de parte uma nova eleição geral nos próximos tempos.
A Rússia terá recuado em alguns pontos nas negociações com os Estados Unidos sobre a Síria, tornando impossível um acordo de cooperação. John Kerry diz que faltam solucionar “tópicos complicados”.
São capazes de rasurar a Bíblia para dizer “marido” em vez de “esposo”. Nada é mais inflexível do que um snob, nada o demove e está rodeado de "boa literatura". Carlos Maria Bobone apresenta-os.
Miró, Antonio Ole, Amadeo de Souza Cardoso ou dedicatórias a Houellebecq e Oscar Wilde. Vasco Rosa reúne algumas das importantes exposições que vão preencher a agenda rentrée, em Portugal e não só.
Os termómetros vão chegar, este domingo, aos 40 graus nos distritos de Santarém, Évora e Beja. Catorze regiões do Continente e ilhas apresentam risco 'Muito Elevado' de exposição aos raios UV. 
Opinião

João Marques de Almeida
Para evitar o regresso da direita ao poder, BE e PCP estão dispostos a implementar as políticas “neo-liberais” impostas pela União Europeia. Ninguém está no poder de graça.

Manuel Villaverde Cabral
A cura de oposição imposta ao PT não mudará o Brasil nem os partidos que agora subiram ao poder, mas constitui um importante elemento de sobriedade política que tanta falta faz.

Luis Carvalho Rodrigues
Por trás do ethos da Festa do Avante! estão atitudes arcaicas e tendencialmente perigosas: sentimentos de pertença, o conforto de uma identidade comum e a vertigem do “espírito colectivo”.

André Azevedo Alves
O afastamento de Dilma da Presidência sem ruptura com a ordem constitucional vigente não deve ser subestimado, já que a máquina de poder do PT instalada em torno do Estado foi abrangente e meticulosa.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Em Portugal, há uma ancestral cultura de irresponsabilidade política, talvez porque se pensa que as eleições são suficientes para punir quem não merece ser reeleito.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário