segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Raul Almeida e João Moura, dentre outros, estiveram presentes em Paris na Gala que homenageou a CIM Região de Coimbra

Após o final, no passado sábado, da 6.ª Noite de Gala nos Salões Nobres da Câmara de Paris – Comemorações da República Portuguesa, que incluiu a Homenagem à Região de Coimbra, o Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde considerou a presença na capital francesa “uma bela jornada de trabalho em que tivemos oportunidade aprofundar as nossas relações com a França e com os luso descendentes , num momento em que Portugal está em franca afirmação neste país nomeadamente ao nível turístico”.

Os contactos com as associações portuguesas em França, que preencheu a manhã de trabalho, e o encontro, após o almoço, com os eleitos portugueses, além do reforço dos laços de amizade, têm balanço francamente positivo, com João Ataíde a salientar a disponibilidade de Hermano Sanches Ruivo, vereador para os Assuntos Europeus da 'maire' de Paris, Anne Hidalgo, para a criação de um “protocolo de trabalho direto” entre a região de Paris e os 19 Municípios da CIM Região de Coimbra.

A promoção das empresas portuguesas em França, explica João Ataíde, é um dos temas que as autoridades portuguesas e francesas vão analisar em conjunto, a curto prazo, prolongando o debate, por exemplo, nas questões ligadas ao turismo.
Fazer de cada lusodescendente” um embaixador da Região de Coimbra é uma “ideia força” que o presidente da CIM RC vincou nas reuniões realizadas no dia intenso em França e que demonstraram acima de tudo o valor dos portugueses que vivem e trabalham em França. “São pessoas esclarecidas e atentas, são muitos estimados em França e, por tudo isto, os nossos melhores aliados para nos promovermos aqui”, considera.

França tem mais de 5000 eleitos luso descendestes sendo que se pretende chegar a todos eles por forma a promover os ativos da região. Com a presença em Paris, a CIM Região de Coimbra encara sem preconceitos, afirma João Ataíde, a transformação em curso quer em Portugal, quer em França, nos mais variados domínios, construindo através de um novo “virar de página”, na relação dos Municípios com os portugueses que vivem e trabalham no exterior, “laços de cooperação e de proximidade que nos vão ajudar mutuamente”.

Hermano Sanches Ruivo, vereador para os Assuntos Europeus da 'maire' de Paris, partilha do otimismo de João Ataíde no futuro das relações entre a Região de Coimbra e a comunidade portuguesa radicada em Paris, tecendo rasgados elogios à presença da CIM Região de Coimbra na “Cerimónia da 6ª Noite de Gala nos Salões Nobres da Câmara de Paris – Comemorações da República Portuguesa”.

Fiquei agradavelmente surpreendido com a presença da Região de Coimbra, que mostrou um nível de organização mais acima do que tínhamos tido até agora” afirma. As CIM portuguesas, acrescentou, “não têm todas a mesma forma de atuar e, neste caso, com 19 Municípios, a CIM Região de Coimbra foi consequente e mostrou aqui, em Paris, que é das mais importantes de Portugal”.

À satisfação pelo êxito do evento que contou com a presença de mais de 800 pessoas, Hermano Sanches Ruivo junta o brilhantismo do dia de trabalho com a comitiva da CIM Região que dá “ótimas indicações para o futuro e que abre novas portas no relacionamento entre a cidade de Paris e os Municípios desta comunidade intermunicipal”.


Os novos tempos que se advinham, explica o vereador para os Assuntos Europeus da 'maire' de Paris, vão além do que é normal fazer-se em termos das geminações, começando nos aspetos culturais, como a língua portuguesa, passando pela área empresarial e não esquecendo as questões sociais nomeadamente as políticas para a juventude e para a população sénior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário