quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Diogo Piçarra promove obra de Fernando Pessoa junto de estudantes Albergarienses

O músico Diogo Piçarra, que se tornou conhecido do público ao vencer a edição de 2012 do programa “Ídolos”, vai estar no Cineteatro Alba nos dias 4 e 5 de janeiro para apresentar o novo projeto à volta dos poemas de Fernando Pessoa. “Diogo Piçarra em Pessoa” é dirigido aos alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário e está integrado no Programa Municipal de Educação 2016-2017 e no plano anual de atividades da Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha.

  “Diogo Piçarra em Pessoa” é um teatro musicado que parte do livro que Diogo Piçarra escreveu, inspirando-se na obra de um dos mais aclamados poetas portugueses. Numa procura incessante de auto e heteroconhecimento, Diogo Piçarra encontra-se com Fernando Pessoa, selecionando e reconstruindo 20 poemas e revisitando a sua heteronímia – Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis.

Tal como o poeta, o músico parte das suas próprias vivências e torna-se plural, recontando as histórias de vida de Luna Thea, Walter Ego e Ingenuo Garcia. Ao longo do livro, os heterónimos de Piçarro confrontam-se com os de Pessoa, do qual resultam diálogos estimulantes, que visam auxiliar os alunos na análise da obra de Fernando Pessoa.

  A Câmara Municipal vai organizar quatro sessões de “Diogo Piçarra em Pessoa” ao longo dos dois dias, envolvendo os 1897 alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e da Branca, do Conservatório de Música da Jobra e do Colégio de Albergaria. O livro “Diogo Piçarra em Pessoa” estará à venda durante as apresentações no Cineteatro Alba por 10 euros, havendo uma sessão de autógrafos no final.

Diogo Piçarra nasceu em Faro e é cantor, músico, produtor, escritor e artista. Em 2007 funda a primeira banda, “Fora de Bóia”, onde compõe, canta e toca guitarra. Na procura do reconhecimento, concorre a várias audições de caça-talentos, como o Ídolos 2009 ou a Operação Triunfo 2010, mas sem resultados positivos. Em 2011 começa a publicar os seus vídeos de música na Internet e nas redes sociais e ganha alguma notoriedade. No ano seguinte, concorre, de novo, ao programa Ídolos e acaba por vencer o concurso. Em 2015 é editado o álbum de estreia "Espelho", que atinge o galardão de Disco de Ouro e é considerado o melhor álbum de 2016 pelo Trend Music Awards. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário