sábado, 17 de dezembro de 2016

Hora de Fecho: "Está a acontecer quase um contra-Iluminismo"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Rogério Casanova entrevistou o escritor britânico, que fala de Trump e Clinton, das memórias do amigo Christopher Hitchens e do Holocausto que se lê em "A Seta do Tempo", agora publicado em Portugal.
O Observador fez o ranking das escolas com base nos exames do 9º e do 12º. Pesquise por escola, concelho, disciplina, público e privado. Veja em que lugar está a sua e clique no nome para saber mais
O reforço dos privados no topo, as públicas a darem nas vistas na promoção do sucesso e as raparigas em vantagem na avaliação contínua. Aqui estão as notícias e as reportagens sobre os rankings.
Está no primeiro lugar do ranking do 12º ano. Fomos ao Colégio da Nossa Senhora do Rosário, no Porto, falar com alunos, professores, pais e auxiliares. Todos garantem: a escola é mais que as notas.
Para Costa, "o essencial é saber quais são as escolas que permitem" às crianças progredirem mais e não tecer comparações. Brandão Rodrigues garante que não é fã de "rankings".
É pública, está em 258.º lugar no ranking das notas nos exames do secundário e em 3.º no do ranking do sucesso. O novo indicador mostra que escolas mais contribuem para o sucesso dos alunos.
Os ministérios da Saúde e da Educação aconselham que se explique a interrupção voluntária da gravidez a alunos com 10 e 11 anos mas há uma petição contra que já tem mais de 7.000 assinaturas.
Dissemos há um ano e repetimos convictamente: há vida para além dos telemóveis, videojogos e envelopes com dinheiro quando se trata de escolher uma prenda para um adolescente. Ora veja.
Há um novo filme nas salas de cinema com Estrelas da Morte e sabres de luz. Mas a verdade é que podemos estar no meio da Guerra das Estrelas a qualquer hora, todas as horas. Explicamos como.
Carregados, esfumados, naturais ou à egípcia. Pintar os olhos é muito mais do que fazer um simples risco preto. Percorremos um século de eyeliner, um dos ícones da maquilhagem, década a década.
Estudo mostra que as notas atribuídas pelos professores são, por regra, superiores às alcançadas nos exames nacionais. E são as raparigas que saem mais beneficiadas na avaliação interna. 
Opinião

André Azevedo Alves
Pelos sinais disponíveis, Tsipras e Trump são, mesmo assim, relativamente inofensivos. Mas se a espiral degenerativa não for travada no plano das ideias, um dia os populistas desafiarão a democracia.

Pedro Vaz Patto
Todo este clima não encoraja, certamente, as famílias que, “contra a corrente”, decidem acolher estas crianças e todas as pessoas que se esforçam pela plena integração social de quem tem trissomia 21.

Rui Ramos
O caso de Aleppo sugere que o desprendimento dos EUA não resultará apenas num mundo onde a razão e o direito não têm força. Resultará num mundo que, talvez por isso, nos começa a deixar indiferentes. 

Miguel Tamen
Não adianta queixarmo-nos da ingratidão do mundo em geral, mesmo com razão. Como o mundo não pode ser ingrato, não pode perceber as nossas queixas.

Helena Garrido
Desde que os políticos se meteram na estatística, cada número tem de ser escalpelizado. Um dos exemplos é o défice público. Até podiam de lá tirar toda a despesa que continuaríamos a ter de a pagar.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário