sábado, 17 de dezembro de 2016

A PESQUISA DO GOOGLE DIZ QUE O HOLOCAUSTO NUNCA EXISTIU (E A EMPRESA RECUSA CORRIGIR)


 
Cadáveres empilhados no crematório do campo de concentração de Buchenwald.
Se pesquisar no Google “did the holocaust happen?” (o holocausto aconteceu?), o primeiro resultado é uma página que apoia o movimento neonazista e defende que o assassinato de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial nunca aconteceu.
Tal como acontece com o mais recente fenómeno das notícias falsas fabricadas em série, a que o Facebook tem conferido credibilidade e aura de verdade, para a generalidade da opinião pública isto é preocupante – mas a resposta do Google foi muito mais.
Em declarações à revista Fortune, a empresa diz que está “triste por ver que as organizações de ódio ainda existem”, mas não “remove o conteúdo dos resultados de pesquisa, exceto em casos muito limitados, como conteúdo ilegal, malware e violações das nossas diretrizes para webmasters”.
O porta-voz do Google acrescentou que “o facto de que sites de ódio apareçam nos resultados da pesquisa não significa que a empresa aprove esses pontos de vista“, destaca o Quartz.
Os resultados da ferramenta de pesquisa configuram um reflexo da informação disponível na Internet, classificando a ordem dos resultados de acordo com a sua relevância, através de algoritmos.
Por isso, “os sites que propagam desinformação agressiva como esta”, diz o Google, estão fora do seu alcance.
Até hoje, várias pessoas continuam a negar o maior genocídio do século XX, culpando os judeus por fabricar ou exagerar o evento traumático. Infelizmente, estes grupos têm ganho cada vez mais popularidade – em parte, graças ao Google.
O primeiro artigo que aparece na pesquisa em inglês sobre se “o holocausto aconteceu” remete para um fórum com o artigo principal a divulgar “as 10 principais razões pelas quais o holocausto não aconteceu”.
-

O artigo está num site de supremacistas brancos que ganhou a notória reputação de ser o principal site de ódio da Internet desde sua fundação pelo líder do movimento Ku Klux Klan, Don Black, em 1995.
Um utilizador do fórum Stormfront diz que “a prova mais convincente de que o holocausto é uma mentira é o facto de que houve sobreviventes”.
Com o site a ganhar cada vez mais reputação e a aparecer numa posição elevada nos resultados de pesquisa do Google, a organização racista provavelmente está a ganhar cada vez mais seguidores e leitores, o que por sua vez manterá o fórum como “relevante” em pesquisas futuras.
Muitos utilizadores do Google têm alertado que, tal como o Facebook não pode escapar da responsabilidade de fomentar notícias falsas, o “gigante” mecanismo de busca também não pode simplesmente permitir a divulgação de mentiras.
BZR, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário